Pular para o conteúdo

Autismo na adolescência: graus de desenvolvimento e características.

  • por
  • posts

O Desenvolvimento dos Adolescentes com Autismo

Hoje vamos falar sobre o desenvolvimento dos adolescentes com autismo e compartilhar um pouco do conhecimento atual que temos sobre esse tema. Muitas pessoas me perguntam nas redes sociais, principalmente no Instagram, sobre como será o crescimento de seus filhos com autismo, como eles irão se desenvolver. Por isso, decidi abordar esse assunto e trazer algumas informações atualizadas da literatura científica.

No caso do autismo, é comum que as características leves, moderadas ou graves, que são difíceis de identificar por não-especialistas na infância, se tornem mais evidentes na adolescência. Nessa fase da vida, as dificuldades e evoluções das crianças com autismo ficam mais aparentes, sendo possível notar mais claramente as suas dificuldades ou progressos. Vale ressaltar que cada adolescente com autismo é único e o seu desenvolvimento dependerá em grande parte das intervenções e estimulação que recebeu na infância.

No caso dos adolescentes com autismo leve, eles geralmente não apresentam atrasos na fala nem dificuldades na comunicação. No entanto, eles podem ter dificuldades em entender duplos sentidos e sutilezas nas relações e comunicações sociais. Essas sutilezas podem ser difíceis de interpretar e exigem um repertório prévio para compreendê-las. Além disso, eles também podem apresentar interesses restritos. Apesar dessas dificuldades, os adolescentes com autismo leve conseguem acompanhar a escola, ingressar na faculdade e se adaptarem à sociedade com pouca ajuda ou terapia.

Já os adolescentes com autismo moderado necessitam de adaptações constantes na escola e podem ter algumas dificuldades em aprender certas habilidades. Eles conseguem se comunicar, mas podem ter uma limitação maior em compreender o que os outros querem dizer e em entender teoria da mente. Normalmente, eles possuem interesses mais restritos e precisam de um acompanhamento mais intensivo, necessitando de mediação em casa, na escola e em outros ambientes para se desenvolverem adequadamente.

Por outro lado, os adolescentes com autismo grave são aqueles que não receberam tratamento adequado na infância e apresentam limitações significativas na comunicação e na independência. Eles precisam de apoio substancial o tempo todo, seja para alimentação, seja para sair de casa, pois correm riscos de se machucar ou se perderem. Geralmente, esses casos mais graves são noticiados de forma sensacionalista, mas vale destacar que nem todos os adolescentes com autismo têm deficiência intelectual ou dependência extrema.

No entanto, a maioria dos adolescentes com autismo se encontra no grupo dos moderados, ou seja, eles precisam de treinamento de habilidades sociais para se adaptarem melhor à sociedade de acordo com suas capacidades individuais. Essas habilidades sociais podem ser trabalhadas e treinadas de forma a estimular o bom funcionamento em sociedade.

No próximo vídeo, falaremos mais sobre o treinamento de habilidades sociais para os adolescentes com autismo. Se você gostou desse conteúdo, deixe seu like e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações preciosas sobre o desenvolvimento dos adolescentes com autismo. Muito obrigado!

Fonte: Autismo – Graus e desenvolvimento na adolescência. por Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil