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Autismo e deficiência intelectual: entenda o que é e as diferenças entre eles

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Deficiência Intelectual – Identificando em crianças

Muita gente mandou mensagem pedindo mais vídeos sobre deficiência intelectual. Se você perdeu o primeiro, eu vou deixar o link aqui embaixo.

A deficiência intelectual se caracteriza por comportamentos de dependência. Crianças que não conseguem ser autônomas, adultos que têm dificuldade para se alfabetizar e níveis cognitivos de inteligência abaixo do esperado para aquela idade.

A deficiência intelectual aparece nas pessoas com atrasos cognitivos, crianças ou pessoas que não acompanham os outros da mesma idade. Isso pode acontecer na escola, geralmente vemos adultos que ainda brincam com brinquedos e têm a mentalidade de criança. São adultos dependentes, que não conseguem ser autônomos e ter a própria independência, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Muitas vezes, pensamos que a deficiência intelectual está muito distante da nossa realidade. Achamos que são pessoas com doenças graves, com um transtorno muito grave que ficam desse jeito.

No entanto, hoje vamos falar sobre a deficiência intelectual leve, como ela pode aparecer nas crianças sem nem percebermos. Quando percebemos uma deficiência intelectual, geralmente já é tarde demais, quando a criança já está grande e começa a apresentar comportamentos diferentes das outras crianças da mesma idade.

Quando a criança é pequena, conseguimos disfarçar muito bem, pensamos que ela tem seu tempo de desenvolvimento e que, em breve, ela vai amadurecer e acompanhar os outros. Mas, na realidade, por mais que ouçamos exemplos de crianças que começaram a falar mais tarde, não é o padrão. O padrão é que, se a criança apresenta atrasos significantes no desenvolvimento, é preciso procurar ajuda.

Existem escalas que os profissionais usam para medir o desenvolvimento infantil, com base no que é esperado para crianças de determinadas idades. Por exemplo, uma criança de 2 anos que não fala ainda e não junta palavras para formar pequenas frases com os adultos já está com um atraso significante. Outro comportamento dessa faixa etária é o uso funcional e adequado dos brinquedos. A criança entende as colocações e interage com os adultos durante a brincadeira.

É importante cuidar desses pequenos atrasos, pois eles podem se acumular e levar a outros atrasos, levando a uma deficiência intelectual. Além disso, é essencial oferecer o máximo possível de estímulos para a criança. A falta de estímulo ou de acesso a estímulos também pode causar um tipo de déficit intelectual nas crianças.

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Fonte: Autismo – Deficiência Intelectual, o que é? por Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil