Pular para o conteúdo

AULA 6 CIÊNCIAS 4º ANO MÓDULO 2 26 06

De ciências do 4º ano nosso módulo 2 do dia26 do seis relações entre os seres vivos então página 220 ok vamos lá bom então pode não parecer mas os seres vivos são constantes interações seja com o ambiente ou seja com outros seres vivos e isso porque eles não vivem isolados no ambiente como será que ocorre essas interações eles trazem benefícios ou prejuízos

Aos envolvidos essa e outras questões serão respondidas neste capítulo ok e então qual é a relação existente entre o tubarão branco e o lobo marinho’ representados na fotografia e nessa geração qual animal é beneficiado e qual é o prejudicado você acha que esse tipo de relação ocorre entre os outros seres vivos em caso afirmativo vocês vão citar um exemplo

Então essas perguntinhas turma eu vou querer respondidas no caderno ok bom então relações alimentares entre os seres vivos então observe a imagem ao lado como cavalos tá interagir com a drama e os seres vivos podem interagir com o ambiente e com outros seres vivos essas interações podem ocorrer de diferentes maneiras como foram por meio da alimentação plantas elas

Interagem com o ambiente para produzir os pelo alimento capitã da energia luminosa da luz da luz solar a água e o gás carbônico já os animar não produzem seu próprio alimento e por isso precisa obter energia e nutrientes de que necessita alimentando de outros seres vivos nesse processo de obtenção de alimentos os seres vivos estabelecem relações entre si e veja

Abaixo o primeiro o capim produz seu próprio alimento no meio das por meio da fotossíntese o segundo o preá se alimenta do capim obtendo dele a energia e os nutrientes necessários para o santos envolvimento o ar ana alimenta do preá para obter a energia e os nutrientes de que necessita alguns seres microscópicos de grande degradação na ipuarana e outros seres vivos

Mortos para que a energia e os nutrientes para para obter tudo aquilo que eles precisam ok como você pode observar acima a uma sequência de relações alimentares entre entre os seres vivos o henrique um trocar a energia e nutrientes para o outro o capim para o criar o do pré afra suarana da cultuar ana para pedir os microscópicos bom então essa coisa de relações

Alimentares entre seres vir em que o serviu serve de alimento para o outro é chamado de cadeia alimentar o carácter vivo ou com uma determinada posição em uma cadeia alimentar odeio ser classificado em produtor consumidor ou decompositor observe a seguir o capim produz seu próprio alimento por isso é chamado de produtor o preá não produz seu próprio alimento e por

Isso consome e outro ser vivo para obter energia e nutrientes por isso ele é chamado de cumpridor o preá se alimenta de capim os animais que se alimentam de plantas são chamados de herbívoros a suar anna também também ocupa a posição de consumidor na cadeia alimentar pois ela não produz seu próprio alimento e consome um outro ser vivo que é o criar e alguns seres

Vivos consertar fungos e bactérias com sonhos restos da cultura ana e de outros seres vivos more contribuindo para decomposição os seres vivos que a turma de composição de ser de restos de plantas e de animais são chamados de decompositores bom então o preá e a suçuarana são consumidores mas ocupam posições diferentes na cadeia alimentar dependendo da posição

Consumidor ocupar a caderno tentar ele pode ser classificado em primário fecundar-me ou terciários e assim sucessivamente observe a imagem primeiro produtor e abre a grama plantas depois o frear depois a suçuarana e por último decompositores então ser vivo que se alimenta do produtor de um produto em uma cadeia alimentar é chamado de consumidor primário é o ser vivo

Que está alimenta do culto da primar em uma cadeia alimentar é chamado de consumidor secundário ok então como você acha que é chamado ser vivo que se alimenta do consumidor secundário em uma cadeia alimentar como vocês africana turma e em muito bem consumidor terciário ok então animais onívoro antes de iniciarmos nossa conversa responda as questões abaixo isso

Mesmo ser vivo pode ocupar mais de uma posição na cadeia alimentar agora pense no ser humano se alimenta de plantas e de animais e responda novamente é só questão acima então os animais onívoros podem ocupar mais de uma posição em uma cadeia alimentar atuando como diferentes tipos de consumidor os animais onívoros podem variar sua alimentação hora se alimentando

De plantas hora construindo outros animais o ser humano o cachorro o lobo-guará e alguns ursos o avestruz ea galinhas os exemplos de animais onívoros alguém lembra o quê é mais ônibus se não tu já vamos lá animais onívoros são aqueles que se alimentam de todo tipo de alimento seja herbívoro e carnívoro então ele se alimenta de tudo ok então aqui tem a dieta

Dos seres humanos incluindo alimentos de origem animal e já de origem vegetal ok e aí bom então como você estudou a cadeia alimentar envolve transferência de energia esse nutriente entre os seres vivos os nutrientes são transferidos entre os seres vivos das fontes de alimento para aqueles que é o que o consome e podem retornar ao ambiente graças aos seres vivos

Decompositores veja a seguir é por meio de um processo chamado josé composição alguns fungos e bactérias transformam a matéria orgânica em matéria que estão liberados no ambiente e que podem ser absorvidos pelas plantas então aqui tem uma representação do ciclo de uma cadeia alimentar primeiro a planta que que podem ser comidas pelo prear que pode ser comidas

Pelas flutuar ana e amo podem ser decomposto por fungos e bactérias ok diferentemente do que ocorre com a matéria a quantidade de energia diminui a cada nível da cadeia alimentar ou seja quem comeu primeiro faz obter mais nutrientes agora quem já se alimentou daquele outro produto primário então ele acaba sendo e não não chega ter todos os benefícios dos seus

Nutrientes bom então o que o sol é uma fonte primária de energia em uma cadeia alimentar cada ser vivo utiliza parte de energia para o funcionamento do organismo e parte dela é perdida sob a forma de calor por exemplo então o capim utiliza a energia da luz solar para produzir seu alimento e essa energia fica armazenada nele alimentar do capim o pré alto e tem parte da

Energia presente nessa planta e ao se alimentar do preá apto a anna obtém parte de energia presente nele ok bom então vamos lá observe esta teia alimentar o que que ela ela demonstra tecnicamente vocês acha que tá tudo bagunçado né mas observe primeiro ele temos aí ó os seres vivos decompositores temos atuar ana o veado campeiro o tenho que é um lagarto tem um

Preá o gafanhoto e o sapo então tu tá você acha que cada um tem na natureza então observe o sol ele translate transmitir energia para as plantas animais herbívoros como veado-mateiro eo emprear e o gafanhoto ele absorve as grandes como a grama e as plantas então eles já obtém o maior número de nutriente e aí e agora actuar ana ela se alimenta do que dos outros

Animais não é isso então esses animais acabam perdendo um pouco dos seus nutrientes e da sua energia e a cultuar ana acaba se alimentando aí você me pergunta aí o sapo o sapo ele se alimenta gente de algum de insetos e também são seres vivos e naturalmente já consumiram algum produto primário e também a senha ele vai perdendo a sua energia no processo por e

Tudo que tem na natureza ele acaba tendo de composto pelo pelas bactérias e fungos ok bom então identifique e escreva em seu caderno três cadeias alimentares da teia alimentar a prima então vocês vão pegar olhar essas fotos e no caderninho de vocês vocês vão escrever três cadeias alimentares que vocês observaram ok bom então acabei de ter as alimentares também

Ocorre no ambiente aquático observe a cadeia alimentar aquática baixo então nós temos alguns fungos e bactérias temos uma lontra um peixe dourado o lambari e o victor planton são pequenas substâncias que tem na água que alimenta o peixe ok então começa pelo quitoplan tu passa pelo os lambaris que passa por peixe dourado que lontra acaba comendo porém todos eles

Estão de compostos por fungos e bactérias ok então ligue cada ser vivo ao papel desempenhado por ele na cadeia alimentar acima então eu acabei de dizer temos o quitoplan tu dourado lambari lontra e fungos e bactérias vocês vão ligar para dizer a comida primário consumidor deste ano o que é um produtor o de compositor e o consumidor secundário com a importância do

Fitoplâncton nessa cadeia alimentar ok bom então vamos lá analisa cadeias alimentares um ambiente rapaz novamente estuda a gente tem que observar tudo que temos em volta temos uma cultura ana o mocó planta o gasto em outro e o tatu-bola ano todos eles não de composto por fungos e bactérias bom então identifique no esquema acima azul cadeias alimentares representadas

Abaixo e complete corretamente o sistema ok então você tem aí ó qual é o primeiro depois vem os gafanhotos qual tá faltando um depois eu ia sussuarana vem planta qual que vem depois da planta e qual é o que é clorana vai acabar se alimentando ok então escreva o nome do ser vivo a que se refere cada uma das afirmativas de acordo com as cadeias alimentares representadas

Alimentos pedir espertos e serve de alimento para suas por ano ocupa tanto opositor de consumidor secundário como computador teario não se alimenta sem nenhum outro ser vivo então qual é o componente do ambiente que atua como tantos primária de uma energia em ambas as cadeias e o que que aquele que todo mundo aproveita turma desde planta animais seres humano é um ser

Que todo mundo e acabou utilizando em conversa com um colega sobre o que aconteceria com as cadeias alimentares representadas na ausência de luz solar então agora vem um desafio para você o seu caderno vocês vão desenhar a sua própria cadeia alimentar não se esqueça que os desenhos tem que ser grande para que possamos compreender e ficar melhor para mandar a foto

Ok então caprichem na pintura e mãos à obra turminha não esquecendo também que vocês têm uma atividade sobre a respiração das plantas a ter enterre ok então eu vou dar um prazinho aí de mais uns dois dias para que esteja finalizado e entregue para mim tudo bem então vamos lá por hoje é só vamos arrasar nessas atividades um grande beijo e até a nossa coleção

Transcrito do video
AULA 6 CIÊNCIAS 4º ANO MÓDULO 2 26 06 By Ideal Futuro