Pular para o conteúdo

Artrite Reumatoide: Sintomas, Tratamento e Dicas do Dr. Glauco Schmitt | Especialista em Destaque #34

  • por
  • posts

Música

Olá, seja bem-vindo à dica do especialista! O tema de hoje é sobre a artrite reumatóide e para falar sobre o assunto nós convidamos o reumatologista Dr. Glauco Schmidt.

O lado do Dr. Glauco, seja bem-vindo à dica do especialista. Aproveitando a oportunidade, hoje vamos falar sobre a artrite reumatóide, uma doença que afeta muitas pessoas. Vamos esclarecer um pouco sobre essa patologia e como podemos diferenciá-la de outros tipos de reumatismo.

A artrite reumatóide é uma doença autoimune, ou seja, uma doença causada pela ação do sistema imunológico sobre o organismo das pessoas com artrite reumatóide. Ela possui características específicas que a diferenciam de outras formas de reumatismo. Uma das principais características é o comprometimento das articulações, o que causa dor e inflamação.

Os pacientes com artrite reumatóide frequentemente sofrem com dor nas articulações, que muitas vezes está associada ao aumento de volume das mesmas. As áreas mais comumente afetadas são as mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos e dedos dos pés. Além das dores articulares, alguns pacientes também podem apresentar comprometimento visual ou até mesmo irregularidades no coração e pulmões.

Em alguns casos, a artrite reumatóide pode ser assintomática, o que significa que o paciente não apresenta sintomas aparentes. No entanto, há sinais de manifestação da doença que devem ser observados, como dificuldade em segurar objetos, fraqueza nas articulações e queda frequente de talheres ou copos.

A artrite reumatóide é mais comum em mulheres em idade reprodutiva, geralmente entre os 28 e 56 anos. Além dos fatores hormonais, existe também um componente genético e condições ambientais que predispõem ao desenvolvimento da doença. É importante procurar um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem, pois o diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento e melhorar a resposta ao mesmo.

O diagnóstico da artrite reumatóide é baseado nas manifestações clínicas do paciente, bem como em exames laboratoriais e de imagem. Uma vez que o diagnóstico é confirmado, o tratamento é iniciado com o objetivo de reduzir a inflamação nas articulações. Posteriormente, o tratamento é voltado para a imunossupressão, a fim de controlar a doença.

Existem medicamentos específicos para o tratamento da artrite reumatóide, que têm o potencial de melhorar significativamente os sintomas e evitar deformidades. No entanto, é importante estar ciente dos possíveis efeitos colaterais desses medicamentos e seguir também medidas complementares, como uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas dentro dos limites possíveis.

Para encerrar, a dica do especialista para os pacientes com artrite reumatóide é não esperar pelo diagnóstico tardio e não negligenciar os sintomas. Antigamente, o diagnóstico era feito com base nas deformidades causadas pela doença, mas hoje em dia é possível diagnosticá-la mais cedo e iniciar o tratamento para aumentar a qualidade de vida.

Espero que as informações e o conteúdo tenham sido completos. Se você se identificou com a artrite reumatóide, não deixe de procurar um médico especialista. Mais uma vez, obrigado pela oportunidade.

Você que nos assiste, continue acompanhando e até o próximo vídeo!

Fonte: Artrite Reumatoide – sintomas e tratamento, com o Doutor Glauco Schmitt | Dica do Especialista #34 por Ortoimagem – Centro de Ortopedia e Imagem