Pular para o conteúdo

Arritmia Cardíaca: Minha história com Toquinho e SOBRAC | Coração na Batida Certa

  • por
  • posts


De vez em quando, aparecia um descompasso no meu coração. A batida ficava irregular por cerca de 34 segundos e depois voltava ao normal. Isso costumava acontecer quando eu estava na Espanha. Eu e minha namorada tínhamos saído para jantar e eu estava cansado por causa de uma viagem. Chamei um médico, mas ele não sabia o que era aquilo. O médico veio até o hotel e me recomendou ir ao hospital para fazer uma ablação, um procedimento para corrigir problemas no sistema de batimento cardíaco.
Fiquei um pouco preocupado, mas decidi fazer a ablação. Foi um procedimento tranquilo, embora um pouco invasivo. Foram inseridos dois cateteres, um na coxa e outro que chegava ao coração. A ablação foi eficiente e não tive mais problemas por muitos anos. No entanto, depois de cerca de 10 anos, comecei a ter novamente uma arritmia mais constante.
Essa segunda vez, fiquei mais preocupado e decidi realizar outra ablação. Dessa vez, fiz o procedimento com outro médico em São Paulo. Novamente, o procedimento foi tranquilo e em poucos dias eu estava de volta em casa. Não tive mais problemas com o coração desde então.
A ablação me permitiu ter uma vida praticamente normal. Eu posso jogar futebol, beber, dormir pouco, tudo sem me preocupar com a arritmia. Claro, não exagero nas atividades e tento cuidar da minha saúde de forma geral. Nunca fumei, o que também ajudou bastante.
Vou completar 70 anos em breve e não sinto diferença na minha vida em relação aos últimos 15 ou 20 anos. Talvez seja um pouco cuidadoso demais, mas acredito que todo cuidado é válido. Tenho casos na família de vida longa, o que pode ter influenciado. Mas de qualquer forma, tento fazer exercícios regularmente, beber com moderação e evitar situações estressantes.
A vida é imprevisível e alguns problemas de saúde são inevitáveis. Mas a forma como encaramos esses problemas faz toda a diferença. Acredito que o sofrimento é opcional e eu escolho não sofrer. Com calma e tranquilidade, enfrento os desafios do dia-a-dia e deixo a vida fluir da melhor forma possível.
Fonte: Minha história com Arritmia Cardíaca – com Toquinho | SOBRAC | #coraçãonabatidacerta por TV SOBRAC