Pular para o conteúdo

Apnéia Obstrutiva do Sono: Conheça os Riscos e Sintomas desta Doença Silenciosa

  • por
  • posts

Apneia Obstrutiva do Sono

A apneia obstrutiva do sono é uma doença caracterizada por indivíduos que, durante o período do sono, fazem pausas na respiração. Isso é a própria apneia. Esses indivíduos possuem uma característica anatômica que facilita a obstrução da via aérea e eles vão fazendo de forma contínua uma hipopneia, em que o ritmo respiratório vai diminuindo até que eles fazem apneia verdadeira, que é a parada de respirar.

Com isso, o nível de oxigênio no sangue cai muito e o cérebro dá um comando para se entender do acorda e investir novamente. O que ocorre nesse tipo de apneia é que eles têm micro despertados durante a noite, toda vez que o nível de oxigênio no sangue caiu. Eles acordam, mas muitas vezes não se lembram que acordaram durante a noite.

O que eles vão sentir no dia seguinte é sonolência, cansaço, ausência de memória, dificuldade de aprendizado e irritabilidade. Muitos desses pacientes masculinos podem desenvolver um quadro de impotência sexual e isso acaba atrapalhando ainda mais o relacionamento.

Mas qual a causa da apneia? O que ocorre nesse espaço? É uma obstrução da via aérea. O tecido da língua acaba obstruindo o fluxo de ar, pois a língua cai para a região posterior na hora de dormir, principalmente quando estamos de barriga para cima. Além disso, a presença de obesidade, adenóide e amígdalas hipertróficas, medicamentos ansiolíticos e álcool também podem causar obstrução da via aérea. Outra causa anatômica importante é a presença da micrognatia, que é uma mandíbula muito retraída.

O tratamento da apneia obstrutiva do sono inclui a perda de peso, deixar de usar ansiolíticos, o uso de aparelhos intraorais, como dispositivos que avançam a mandíbula, e até mesmo cirurgias, como a palatofaringoplastia e a cirurgia ortognática.

É importante saber que a apneia é uma doença extremamente prevalente na população e muitas vezes o paciente não sabe que a possui. Ela pode causar diversos problemas, como sonolência, falta de rendimento no trabalho e hipertensão, aumentando o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

Espero que essas informações tenham sido importantes e esclarecedoras. Compartilhe esse conhecimento para que mais pessoas possam entender e tratar adequadamente a apneia obstrutiva do sono.

Fonte: Apnéia Obstrutiva do Sono – uma doença silenciosa que pode matar! por Rodrigo Calado Nunes e Souza