Pular para o conteúdo

Amamentação: Dicas para usar o bico de silicone corretamente

  • por
  • posts

Você sabia que o uso errado do bico intermediário de silicone pode comprometer drasticamente a sua movimentação, a ponto de diminuir a sua produção de leite, podendo levar o seu bebê ao desmame precoce?

Se você está utilizando o bico intermediário de silicone, esse vídeo é para você! Eu sou Andressa Bortolatto, do Sintonia de Mãe. Seja muito bem-vindo(a) aqui no nosso canal!

Em primeiro lugar, quero deixar claro que esse não é um vídeo onde eu quero incentivar o uso do bico artificial de silicone de forma alguma. Como sempre falo aqui no canal, é importante entendermos os perigos dos bicos artificiais. Quando falo em bico artificial, estou me referindo ao bico da chupeta, o bico da mamadeira e também o bico intermediário de silicone.

Você já deve ter visto algum vídeo aqui onde tratamos desse assunto, ou então nossas lives no Instagram. Se você ainda não viu, se inscreva no canal para não perder nenhum conteúdo. A verdade é que todos esses bicos artificiais interferem no padrão de amamentação, no padrão de sucção.

Sabemos que, quando a amamentação funciona bem, a criança consegue articular harmoniosamente todos os músculos envolvidos nesse processo. Para a criança conseguir extrair uma quantidade de leite suficiente para se sustentar apenas com o leite materno, ela precisa fazer uma movimentação muito específica, utilizando grupos musculares que favoreçam isso. Ela precisa fazer um movimento da mandíbula para baixo, para frente, para cima e para trás, e para isso acontecer, todos os músculos que trabalham nessa abertura e fechamento da boca, apreensão no mamilo e trabalho especial da língua, são muito importantes nesse processo.

Qualquer tipo de bico artificial que a gente inserir nesse momento vai atrapalhar essa harmonia. A criança vai para o peito, a mãe acha que está tudo bem e, na verdade, ela não consegue extrair aquela quantidade de leite que precisaria com a forma que ela faz para utilizar os mesmos músculos que ela usa com os bicos artificiais. Ela não consegue tirar uma quantidade boa de leite do peito para se sustentar. É por isso que muitas vezes a criança acaba precisando cada vez mais de um complemento com leite artificial, e assim entramos naquele famoso ciclo do desmame que eu sempre falo nos meus vídeos. Se você quiser saber mais sobre isso, recomendo fortemente que assista ao meu outro vídeo sobre o assunto.

Sei que, em um primeiro momento, o bico de silicone parece uma benção na vida da mãe, principalmente quando não conseguimos fazer o bebê pegar o peito nos primeiros dias, quando estamos passando na maternidade. Muitas vezes, inserimos o bico de silicone porque é a única forma que conseguimos fazer o bebê mamar.

Agora, vou compartilhar com vocês uma técnica para que você possa utilizar o bico de silicone corretamente. Afinal, 90% das mães utilizam de forma errada. Quero deixar aqui a forma correta para que você possa minimizar os prejuízos que o bico de silicone traz.

Primeiramente, vamos colocar o bico de silicone em uma água morna, deixando de molho por alguns minutinhos, no máximo um ou dois minutos. Isso vai deixar o silicone mais molinho e facilitar a introdução de forma correta.

Então, vamos pegar o bico de silicone e apertar a pontinha para tirar o ar dessa região. Agora, vamos virá-lo ao contrário. Você já sabe como utilizar um bico de silicone? Conte para mim.

Ele vai ficar invertido e, nesse momento, vamos posicionar o bico em um mamilo. Quando estiver bem encaixado, soltamos e deixamos o bebê mamar. Você vai escutar o barulho de que o bico entrou nessa região. O bebê vai extrair o leite a partir do seu próprio bico, utilizando o bico de silicone.

A grande diferença está em trabalhar a sucção do bebê para que ele faça uma boca bem aberta e consiga abocanhar toda a região do bico de silicone. Normalmente, quando a criança utiliza o bico de silicone, ela faz uma pega muito rasa no mamilo da mãe e não consegue comprimir toda a região. Essa compressão, ao passar praticamente toda dentro da boca da criança, é o que vai garantir que ela consiga extrair o leite com mais facilidade.

Quando a criança fica muito aqui no biquinho, ela não consegue fazer essa extração. Ela fica horas e horas no peito, mas não bebe a quantidade de leite que precisa. Utilizando essa técnica, você tem mais chances de a criança abocanhar de forma mais fácil.

É importante lembrar que essa técnica não é um resultado final. O ideal é abandonar o bico de silicone o quanto antes. Mas, se você quiser aprender mais sobre a solução correta, aquela solução perfeita e efetiva que vai fazer com que o seu bebê consiga extrair mais leite e estimular a produção de leite materno, assista a uma aula que vou deixar aqui para você. Na aula, comparo vários casos de bebês e aplicamos as soluções juntos. Assista à aula e preste atenção na sua próxima mamada, para ver se está tendo algum problema.

Se você achou essa técnica importante, compartilhe com outras mães que estão passando por isso e utilizando o bico de silicone. Não se esqueça de deixar o seu like, para eu saber se você está gostando dos nossos conteúdos.

Fonte: Amamentação: Como usar o bico de silicone de forma correta. por Sintonia de Mãe