Pular para o conteúdo

Alimentos recomendados e evitados para pedra na vesícula: guia completo.

  • por
  • posts

Olá, hoje nós vamos falar da dieta em pacientes portadores de pedra na vesícula. Todo mundo que tem pedra na vesícula ou já teve dor de pedra na vesícula sempre ouviu a mesma orientação de que a dieta é fundamental no controle das dores. E é verdade, essa dieta é uma dieta que deve ser com uma pouca quantidade de gordura, mas é importante entender o porquê. A dieta com pouca quantidade de gordura tem um real efeito sobre o controle da dor. É necessário entender como ocorre a dor da pedra na vesícula.

Uma coisa importante a falar também é que o fato de você ter uma dieta correta com baixa ingestão de gordura não vai garantir que você não tenha nenhum tipo de sintoma, mas caso esses sintomas ocorram, eles serão de intensidade muito menor e poderão ser tratados de forma adequada.

Para entendermos o benefício da dieta, é necessário saber como funciona o mecanismo de dor da vesícula biliar. A vesícula biliar é um órgão que não tem a função de produzir nenhum tipo de substância, ela apenas armazena. E o que ela armazena é a bile. A vesícula biliar se localiza na região logo abaixo do fígado. Ela armazena a bile, que é uma secreção que aparece mais clara e desce pelo fígado. O fígado produz essa substância e quando ela é produzida em uma quantidade maior, o excedente retorna e enche a vesícula, que fica armazenada para quando o paciente necessitar de uma quantidade maior de bile devido a uma dieta mais gordurosa.

Aí vem o ponto chave. Quando o paciente ingere um alimento muito gorduroso, ocorre um estímulo emitido do estômago através do alimento gorduroso. A vesícula começa a contrair para secretar a bile através dela e assim fazer a digestão da gordura. Se o paciente tem um cálculo na região da saída da vesícula, essa contração se torna dolorosa. É uma dor tipo cólica que dói na região do lado direito, abaixo da costela.

A partir do momento que se entende esse mecanismo e sabe-se que a dor é proveniente da compressão do alimento gorduroso na vesícula, fica claro que reduzir a ingestão de alimentos gordurosos automaticamente reduz a possibilidade de contração da vesícula, diminuindo a intensidade ou até eliminando a dor das pedras na vesícula.

Quando se fala de alimentos permitidos, podemos citar frutas, legumes, aveia, cereais, tubérculos como batata (que deve ser preparada sem fritura), leite desnatado, carne magra como peito de frango sem pele e carnes moídas à base de patinho com pouca gordura. Alimentos que devem ser evitados são as frutas com maior quantidade de gordura, como abacate, açaí e coco, além de alimentos com gordura animal como manteiga, requeijão, embutidos (salame, queijos, bacon), carnes mais gordurosas como picanha e costela.

Alimentos como castanhas, biscoitos, chocolate e fast-food também devem ser evitados devido à sua grande quantidade de gordura.

Com base nesses conceitos, manter uma dieta com baixa quantidade de gordura durante o período em que se é portador de pedra na vesícula vai auxiliar a eliminar as dores ou reduzir bastante a intensidade delas, tornando o tratamento mais fácil. É importante ressaltar que uma dieta correta não vai eximir completamente o paciente de ter dor, mas com certeza a intensidade será muito menor do que se fosse uma dor gerada pela ingestão de um alimento extremamente gorduroso.

Espero que você tenha gostado do texto. Se tiver alguma dúvida, pode me perguntar! Até mais!

Fonte: ALIMENTOS PARA PEDRA NA VESÍCULA. O que comer e o que não comer, quando tem pedra na vesícula ? por Dr. Márcio Fernandes