Pular para o conteúdo

Alimentação saudável para pacientes com câncer de mama: dicas e recomendações

  • por
  • posts

A melhor alimentação para quem tem câncer de mama

Provavelmente você foi diagnosticada com câncer de mama ou conhece alguém que foi e tem dúvidas sobre como se alimentar depois do diagnóstico. É muito importante saber o que pode e o que não pode comer, pois existem alimentos que podem prejudicar o tratamento e outros que podem potencializar o tratamento e proporcionar uma recuperação mais rápida.

O câncer de mama, assim como outros tipos de câncer, é caracterizado pelo crescimento anormal e desordenado de células no tecido mamário. Muitas pessoas acreditam que o câncer de mama é hereditário, mas apenas 5 a 10% dos casos são efetivamente hereditários. A maioria dos casos é causada por alterações associadas a fatores ambientais e estilo de vida, como a alimentação, o estresse e a poluição.

A inflamação crônica é um dos principais problemas relacionados ao câncer de mama. O ganho de peso e a obesidade estão diretamente relacionados a esse tipo de câncer, pois o acúmulo de gordura no corpo gera inflamação e afeta a resposta do organismo ao tratamento. Além disso, a presença de açúcar no sangue e a resistência à insulina também aumentam o risco de desenvolver câncer de mama.

É fundamental melhorar a inflamação sistêmica do corpo para tolerar melhor o tratamento e controlar a doença. Para isso, existem três pontos-chave na alimentação que devem ser observados:

  1. Cuidado com dietas hipercalóricas, que estimulam o ganho de peso;
  2. Mantenha uma boa saúde intestinal, pois o desequilíbrio na flora intestinal pode afetar o metabolismo do estrogênio;
  3. Equilibre a quantidade e a qualidade das calorias consumidas, privilegiando alimentos anti-inflamatórios.

Evitar o consumo excessivo de açúcar é essencial para controlar a glicemia e evitar a ativação de vias inflamatórias. Os carboidratos consumidos devem ser complexos e ricos em nutrientes, assim como as proteínas devem ser magras, dando preferência a carnes vermelhas magras, aves e peixes.

O consumo de frutas e vegetais também é fundamental, sendo recomendado o consumo de 400g por dia. Isso equivale a cinco porções diárias. O padrão da alimentação deve ser focado em alimentos que desinflamam o corpo, combinando propriedades anti-inflamatórias de cada alimento para manter esse padrão alimentar.

No programa online “Protocolum Quase”, desenvolvido para pacientes com câncer, é possível ajustar o padrão alimentar desde o início, combinando alimentos e propriedades anti-inflamatórias para melhorar a saúde e potencializar o tratamento.

Se você gostou dessas informações e deseja saber mais sobre o programa, clique aqui para acessar o site e obter mais detalhes.

Fonte: QUAL A MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA QUEM TEM CÂNCER DE MAMA? por Nutricionista Brena Custódio