Pular para o conteúdo

A relação entre psicanálise e transtornos alimentares: Entrevista com Christian Dunker | Falando nIsso 73

  • por
  • posts

Anorexia e Transtornos Alimentares: A Relação com a Obesidade

No nosso canal do YouTube, hoje vamos falar sobre um tema muito contemporâneo e de extrema importância: a relação entre anorexia e transtornos alimentares com a obesidade. Como podemos abordar a questão do peso tanto no extremo da obesidade quanto no outro extremo, sem gerar culpa nos indivíduos?

Os quadros de anorexia e bulimia são considerados epidêmicos, com um número crescente de pessoas afetadas. A anorexia é um transtorno mais complexo e difícil de tratar, enquanto a bulimia é mais comum e tende a aparecer com maior frequência. Já a obesidade é uma forma de lidar com a gestão do peso, que depende de processos ansiosos, identificações, estilos de vida e cultura, entre outros fatores.

Podemos dizer que a anorexia é um quadro com um funcionamento psíquico muito peculiar, que demanda um tratamento mais intensivo e de longo prazo. A pessoa anoréxica busca escapar de uma demanda externa de ganhar peso, que é sentida como um imperativo invasivo. Isso pode ser pressionado pela cultura, pelos pais, pelos médicos, pelos amigos, ou por qualquer pessoa que se identifique com a demanda do outro. Assim, o anoréxico tenta escapar dessa demanda, criando um vazio, uma falta, e excluindo a sua própria sexualidade e interesses, fixando-se na imagem de magreza.

A anorexia não está relacionada a questões como ter um parceiro ou agradar aos outros, mas sim a uma exigência interna de se chamar a atenção, de se auto-alimentar através do próprio sofrimento. Esse alto nível de exigência é conhecido como narcisismo, e leva aos transtornos da percepção de si mesmo. A pessoa anoréxica olha-se no espelho e se vê gorda, ignorando a função simbólica do outro.

Por outro lado, a obesidade é o resultado de uma demanda que não consegue ser satisfeita, prolongada ou adiada. A pessoa obesa está constantemente lutando para obedecer às ordens do outro e para se sentir aceita. A comida se torna seu principal companheiro, substituindo satisfações sexuais e interpessoais. Assim, a bulimia complementa a obesidade, pois a pessoa obesa sente-se compelida a comer, mas ao mesmo tempo luta contra essa compulsão.

Esses três quadros têm uma afinidade com a experiência corporal e a possibilidade de produzir cortes em relação ao objeto e ao outro. Para saber mais sobre a anorexia, recomendamos a tese de Jacqueline Pinto Cardoso, intitulada “Epidemia no Léxico: Anorexia, Identificação e Modelo Epidemiológico em Psicanálise”.

Para continuar essa conversa e se aprofundar no tema, clique aqui e inscreva-se no nosso canal.

Fonte: Qual é a relação da psicanálise e transtornos alimentares? | Christian Dunker | Falando nIsso 73 por Christian Dunker