Pular para o conteúdo

Dicas para engravidar com ovários policísticos: duas vezes

  • por
  • posts


Quando você passa boa parte da sua vida achando que não pode engravidar e de repente, nem sempre a vida dá duas vezes voltas. Hoje, eu me encontro aqui para compartilhar com vocês a minha história sobre como eu engravidei duas vezes mesmo tendo ovários policísticos.
Basicamente, a minha jornada com os ovários policísticos começou bem cedo, por volta dos 12 ou 13 anos, quando ganhei a minha primeira menstruação. Eu tinha muitas cólicas e a menstruação era muito irregular, às vezes vinha a cada seis meses. No início, achei que era normal, mas a médica pediu alguns exames para ter certeza de que estava tudo bem. Foi aí que descobri o chamado “ovários policísticos”, e foi por causa disso que meu ciclo era tão desregulado. Eu já tinha alguns problemas hormonais, então desde cedo fui diagnosticada com ovários policísticos e me disseram que eu teria muita dificuldade para engravidar. Essa foi a primeira coisa que o médico me falou.
Passei anos achando que não poderia engravidar com facilidade. Toda vez que eu ia fazer exames ou consultas médicas, era sempre a mesma história. Eles me diziam que eu teria muitos problemas para engravidar por causa dos ovários policísticos. A partir daí, comecei a me conformar com a ideia de que eu teria dificuldades para engravidar.
Durante esse período, eu tinha ciclos menstruais ainda mais desregulados quando parei de tomar pílula anticoncepcional por um tempo. Além disso, eu tinha muitos sintomas, como pele oleosa e acne, muito mais intensos do que o normal. Eu sofria bastante com as pílulas anticoncepcionais e não me adaptava bem a elas, então acabei decidindo parar de tomá-las. Fiquei nesse dilema, se continuava tomando ou não. Foi quando engravidei do Joaquim, no intervalo dos ciclos em que parei a pílula. Engravidei incrivelmente rápido, algo que não esperava.
Fui ao médico e expliquei que tinha ovários policísticos e estava grávida novamente. Ele pediu alguns exames e me informou algo que eu não sabia. Nenhum médico havia me falado durante todo esse tempo: que eu não tinha ovários policísticos funcionais. Ou seja, eles tinham os cistos, mas funcionavam normalmente em relação à produção hormonal. Foi um caso raro, mas meus ovários funcionavam normalmente. Eu ovulava da mesma forma que uma pessoa sem ovários policísticos.
Essa gravidez está sendo super tranquila e saudável. Não tive cólicas, nem deslizamentos ou qualquer problema. Está sendo uma gestação normal. Eu não precisei tomar nenhum tipo de hormônio para assegurar a gravidez. Estou grávida há três semanas e a minha experiência está sendo muito positiva.
Se você também tem ovários policísticos e engravidou, gostaria de ouvir a sua história nos comentários. É possível engravidar mesmo com ovários policísticos. Claro que existem casos em que é necessário tratamento específico, mas sabemos que, muitas vezes, quando menos esperamos, acontece. Tenha esperança e acredite que é possível.
Espero que tenham gostado do meu relato. Se quiserem acompanhar melhor a minha jornada, deixo aqui linkado o meu Instagram, onde vou compartilhar mais sobre maternidade e como está sendo a minha experiência com a gravidez. Estou ansiosa para mostrar a reforma que faremos em nossa casa e acompanhar vocês diariamente. No próximo vídeo, vou contar como tem sido o meu primeiro mês desde a descoberta até agora, com três semanas de gestação, falando sobre os sintomas e tudo o mais.
Fonte: Engravidei 2 vezes com ovários policísticos por Priscila Soares