Pular para o conteúdo

Nidação ou menstruação: entenda as diferenças e sintomas.

  • por
  • posts

Oi monstrinhas, eu sou a Maju e hoje eu vim falar sobre uma dúvida que vocês me mandam todos os dias lá no Instagram: Será que estou menstruando ou tendo um sangramento de nidação?

Antes de começar a falar sobre isso e explicar para vocês melhor a diferença entre os dois, não se esqueçam de se inscrever aqui no canal, curtir esse vídeo e deixar qualquer tipo de dúvida nos comentários.

Bom, vamos lá. Primeiro de tudo, a gente vai entender o que é a nidação no nosso ciclo menstrual, que é algo que eu comento muito com vocês lá no meu Instagram. Inclusive, tem até destaques sobre isso. Eu falei para vocês que a gente ovula mais ou menos 14 a 16 dias antes de menstruar. Durante a ovulação, é o período que a gente tem como engravidar, porque a nossa gravidez vai ser pela junção de um óvulo que vem do nosso corpo e de um espermatozoide que vem do sexo masculino.

A partir daí, a gente tem uma fecundação e esse embriãozinho vai precisar se implantar no nosso endométrio. Então, o que significa quando a gente engravida é que esse embrião vai se implantar no endométrio. A camada que vai estar cheia de sangue aqui vai ser onde o embrião vai se nidar para conseguir se desenvolver. Então, nosso endométrio serve justamente para esse embrião conseguir se acoplar aqui e se desenvolver com os nutrientes que estarão aqui. A partir daí, por que a gente tem um sangramento de nidação?

Quando esse embrião cola aqui, ele praticamente cava um buraquinho para conseguir se implantar. À medida que ele vai se implantando aqui no nosso útero, pode acontecer um sangramento. E isso é o que a gente chama de sangramento de nidação, Maju. Mas tem como realmente confundir esse sangramento com uma menstruação? Se você conhecer muito bem o seu corpo, é muito difícil que você confunda os dois.

Porque quando esse embrião se acopla no nosso endométrio, ele causa um sangramento que acontece em cerca de 20% das gestações, ou seja, ele não é uma regra. Quando esse sangramento acontece, ele é geralmente único. Pode acontecer de vir duas ou três vezes, mas a regra é que ele venha em um sangramento único, sem fluxo. Geralmente é um rosa mais claro ou então um marrom mais escuro. Porém, ele é um sangramento extremamente atípico.

Grávidas, por exemplo, que tiveram esse sangramento e notaram, realmente veem que é um sangramento muito diferente. Ele não tem fluxo, vem do nada, parece e ele realmente vem de forma muito única e quase insignificante porque é um sangramento muito pequeno. Então, esse é o primeiro ponto que nos leva a diferenciar uma menstruação de uma nidação.

Lembra que a menstruação é quando todo esse endométrio descama, porque não houve uma gravidez, não houve uma fecundação. Então, todo aquele revestimento sanguíneo que estava dentro do útero vai sair e quando ele sair, vai dar origem ao que chamamos de menstruação. Quando a nidação acontece, é só aquele pedacinho que o embriãozinho acolheu no útero e soltou aquele endométrio dali. Então, percebam que é uma quantidade muito diferente e por isso o aspecto é muito diferente.

Maju, quais outros aspectos da menstruação me levam a diferenciar de uma nidação? Por exemplo, principalmente os sintomas. Muitas vezes a gente tem TPM, a gente tem o muco que é um pouquinho diferente. Vai ter também vídeo para vocês diferenciando os nossos tipos de muco. Porém, a gente também tem outros tipos de sintoma. A gente tem um sangramento muito mais abundante, a gente tem um sangramento mensal que geralmente acontece entre um período de 25 a 30 dias. A gente tem um sangramento que realmente precisa trocar o absorvente, eu preciso trocar um coletor menstrual, um disco menstrual, que seja. A gente tem um sangramento que às vezes incomoda, que vem em maior quantidade, às vezes acaba até vazando.

Se você teve um sangramento que realmente você viu ali no absorvente uma parte realmente significativa, saiu no papel, o papel saiu encharcado de sangue, isso não é uma nidação. Porque a nidação é realmente um sangramento muito pequeno comparado a uma menstruação, muito pequeno comparado a um sangramento de privação, que é o sangramento com os nossos métodos hormonais. Vai ter vídeo sobre isso também. Então, a gente tem que entender que o sangramento de nidação, além de só acontecer em 20% das gestações e não em 100%, como algumas pessoas acreditam, é um sangramento que muitas vezes passa despercebido justamente pelo fato de que é um sangramento muito insignificante, sem fluxo.

Maju, em quanto tempo acontece o sangramento de nidação caso eu tenha engravidado? O sangramento de nidação tende a acontecer mais ou menos 5 a 7 dias depois da sua relação. Então, vejam como é diferente: o sangramento de nidação acontece mais ou menos uma semana depois da relação, se você engravidou é porque você ovulou no dia que você teve relação, certo? Porém, a nossa menstruação acontece duas semanas depois da ovulação e não uma. Então, a gente vê que nem o tempo bate com os nossos dias da ovulação. Então, primeiro de tudo, é importante que vocês tenham acompanhamento do ciclo menstrual, que vocês entendam os sinais e sintomas da ovulação, da menstruação, para entender também o que está acontecendo com o corpo de vocês.

Outra coisa muito comum é vocês confundirem com o famoso sangramento de escape. Então, sangramento de escape é algo que vocês também me pedem muito para falar e é um sangramento muito diferente também, só que é um sangramento que, de novo, muitas vezes ele vem em menor quantidade. O sangramento de nidação, dentre todos os sangramentos que a gente tem, é o menorzinho, porque é um sangramento único, sem fluxo, em menor quantidade. O sangramento que não tende a sujar absorventes. Então, sempre que vocês pensarem “Maju, eu tive um sangramento, mas ele sujou meu absorvente, mas ele está meio rosa ou ele está meio marrom”, não necessariamente é uma nidação. Pode só ser um escape, pode ser o início da sua menstruação, o final da sua menstruação, um sangramento em menor quantidade que você teve, que seja. Não necessariamente é a nidação.

E também, lembrem-se sempre: para acontecer nidação, precisa acontecer uma fecundação, ou seja, uma gravidez. Um embrião precisa se implantar no seu endométrio. E lembrem-se também de que pouquíssimas mulheres têm sangramento de nidação e, quando têm, menos ainda percebem, porque, justamente, o que eu falei para vocês é um sangramento realmente muito pequenininho.

Se vocês tiverem qualquer dúvida sobre nidação, ciclo menstrual, menstruação, podem deixar aqui nos comentários que eu vou responder vocês. Não se esqueçam de se inscrever no canal, curtir esse vídeo para vocês conseguirem ter acesso a todas as novidades que vão surgir nesse canal. E até o próximo vídeo!

Fonte: Será que é nidação ou menstruação? por Maju Ferreira