O Fígado – O maior órgão do corpo humano
O fígado é um dos principais órgãos do nosso corpo, mas muitas vezes não damos a devida atenção a ele. O fígado, juntamente com os rins, são os órgãos que mais sofrem com as agressões do nosso dia a dia. O fígado é o maior órgão interno e a maior glândula do corpo humano. Ele pesa cerca de 1,5 kg e a vesícula biliar tem a capacidade de coletar cerca de 50 ml de bile, uma substância produzida pelo fígado.
O fígado é o órgão responsável por processar e armazenar os nutrientes absorvidos no trato digestório para utilização por outros órgãos. Além disso, ele também é responsável pela neutralização e eliminação de substâncias tóxicas, como álcool, medicamentos e alimentos contaminados com agrotóxicos. Em outras palavras, o fígado é a ligação entre o sistema digestório e o restante do corpo.
O fígado é considerado uma verdadeira máquina metabólica, pois pode executar mais de 500 funções no organismo. Mesmo que seja cortado pela metade, ele ainda é capaz de realizar suas funções. Na medicina tradicional chinesa, o fígado é frequentemente comparado a um general de exército, pois é responsável pelo planejamento total das funções, garantindo um fluxo suave na direção correta.
Quando o fígado está em desequilíbrio, podemos ficar completamente desequilibrados também. Muitas doenças energéticas do fígado são tratadas como psicoses pela medicina convencional, sendo necessário o uso de medicamentos pesados pela psiquiatria. No entanto, muitas vezes, apenas tratar as emoções, fazer uma desintoxicação e uma correção na alimentação já são o suficiente.
Existem várias formas de fazer uma desintoxicação hepática, e vou apresentar aqui uma que é bastante antiga e eficaz. Desde criança, lembro de ver meu pai tomando sal amargo e ele sempre dizia que aprendeu com seu pai. Depois que me formei em medicina tradicional chinesa, pude entender a importância de uma alimentação equilibrada de acordo com as estações do ano e da desintoxicação hepática.
Muitas pessoas que atendo já apresentam estagnação de energia do fígado em idades muito jovens. Busquei informações sobre desintoxicação orgânica em vários livros, mas um em especial chamou minha atenção: o livro de um alemão chamado André Muriqui. Ele dedicou-se a entender e tratar as causas das enfermidades. Neste livro, ele dá uma explicação clara da formação dos cálculos no fígado e na vesícula biliar, e mostra como as pedras podem ser responsáveis pelas doenças mais comuns e graves que afetam a humanidade, como artrite, diabetes, câncer e doenças coronárias. Recomendo que você leia esse livro, pois ele é muito esclarecedor.
No entanto, não é necessário ler o livro para fazer a limpeza hepática. Se você não tem nenhuma doença degenerativa, pode começar no próximo final de semana. Se estiver grávida, sugiro que amamente seu bebê primeiro e depois faça a limpeza. Os resultados podem ser extraordinários para a sua saúde e bem-estar.
Eu faço essa limpeza há bastante tempo, com intervalos de três em três anos. Não se assuste se as suas fezes saírem com pequenos cálculos e cheiro fétido, isso é normal. A seguir, vou descrever o procedimento da limpeza do fígado e da vesícula biliar, que deve ser realizado uma vez por mês, durante pelo menos 6 meses a 1 ano.
Procedimento para a limpeza do fígado e vesícula biliar:
1. Durante cinco dias, consuma uma maçã batida no liquidificador com um litro de água. Beba ao longo do dia, entre as refeições. Ou, se preferir, consuma 15 maçãs durante o dia.
2. No café da manhã, consuma suco detox ou vitamina. No almoço, alimente-se com verduras, vegetais e grãos integrais. No jantar, tome um caldo quente. Ou, se estiver na estação do ano apropriada, faça uma sopa.
3. No sexto dia, alimente-se apenas no café da manhã e no almoço. Beba um litro e meio de água ao longo do dia.
4. Às 18 horas, tome uma colher de sopa de sulfato de magnésio em três quartos de copo de água. Repita o procedimento às 19 horas e às 20 horas.
5. Às 22 horas, prepare quatro colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem com suco de limão espremido. Agite bem e tome imediatamente antes de deitar.
6. No sétimo dia, às 6 horas da manhã, tome a quarta dose de sulfato de magnésio. Às 8 horas da manhã, tome a quinta dose. Por volta das 11 horas, faça um suco com abacaxi, hortelã, pepino japonês e salsinha. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.
7. Por volta das 12 horas, consuma uma fruta e vá adicionando alimentos mais pesados na sua alimentação. Procure fazer suas escolhas alimentares de forma mais consciente a partir de agora.
Sugiro também que você assista aos vídeos sobre as estações do ano, onde dou dicas de alimentos que auxiliam no fortalecimento dos órgãos relacionados a cada estação. Cuide-se e cuide da sua saúde!
Se você gostou desse conteúdo, deixe um joinha aqui, se inscreva no meu canal e compartilhe esse vídeo com quem você ama. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até o próximo vídeo!
Fonte: Limpeza do Fígado e Vesícula Biliar | MEDICINA CHINESA por Maria Ana Grolla