Pular para o conteúdo

Inchaço pós-cirurgia de hérnia inguinal: quando se preocupar com o inchaço no testículo e bolsa escrotal

  • por
  • posts

Percepções Anormais no Pós-Operatório de Cirurgias Inguinais

Olá, eu sou o Dr. José Luiz e sou cirurgião geral, com especialização em cirurgia gastrointestinal e gastroenterologia clínica. Neste vídeo, vou falar um pouco sobre a sensibilidade testicular e as possíveis anormalidades que os pacientes podem sentir no pós-operatório de cirurgias inguinais. É importante ressaltar que essas percepções são naturais e geralmente não devem ser motivo de preocupação, mas em algumas situações, é recomendável uma avaliação complementar com o médico que realizou a cirurgia para definir a conduta apropriada.

Se você tem interesse em assuntos relacionados à saúde e curiosidades nessa área, está no lugar certo! Gosta de dicas de saúde? Então, aproveito para convidá-lo a se inscrever no nosso canal. Basta clicar no botão de inscrever-se e também ativar o sininho para receber todas as novidades. Sempre temos vídeos novos abordando temas de interesse e saúde pública.

A cirurgia de hérnia inguinal envolve a manipulação de estruturas relacionadas ao testículo e às estruturas vizinhas. Portanto, é comum que, no pós-operatório, o paciente possa apresentar sensibilidade ou uma sensação de aumento no testículo. Essas percepções são ocasionadas pelo processo cirúrgico, como a tração dos nervos ou até mesmo o corte de pequenos vasos. Essas sensações desaparecem espontaneamente, sem a necessidade de tratamento.

Algumas anormalidades que podem ocorrer são o inchaço testicular e o aumento da bolsa escrotal no lado da cirurgia. Isso pode ser causado por um acúmulo de sangue ou de líquido devido ao descolamento das estruturas na área cirúrgica. Esses casos costumam ser mais comuns em hérnias maiores. Para auxiliar na recuperação, é recomendável utilizar cuecas apertadas ou até mesmo suspensórios escrotais, que podem ser encontrados em farmácias. Além disso, a realização de compressas frias na região e o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos podem ajudar no alívio dos sintomas.

É importante ressaltar que o aumento de volume testicular ou o abaulamento na região da cirurgia não necessariamente indicam complicações ou recidiva da hérnia. Com as técnicas cirúrgicas atuais, os casos de recidiva são bem menos frequentes. No entanto, em casos mais graves, em que o volume e o desconforto afetam a funcionalidade do paciente, é indicado procurar um médico para avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica.

Essas percepções anormais são comuns e normais no pós-operatório de cirurgias inguinais e não devem trazer preocupações à grande maioria dos pacientes. Espero que este vídeo tenha ajudado você a entender melhor essas questões. Se gostou, não se esqueça de deixar o seu like e se inscrever no canal para acompanhar outros assuntos relacionados à saúde. Ative também o sininho para receber as notificações de novos vídeos. Agradeço pelo carinho e até o próximo vídeo!

Fonte: INCHAÇO NO TESTÍCULO E BOLSA ESCROTAL APÓS CIRURGIA DE HÉRNIA INGUINAL: DEVO ME PREOCUPAR? por Dr José Luiz MedTV