Pular para o conteúdo

Oração e seu impacto no cérebro: Distúrbios do sono durante a pandemia – Parte 3 (18/12/20)

  • por
  • posts

E aí, tudo bem? Estamos de volta com mais um estudo interessante da neurociência. Pesquisas têm procurado verificar o que ocorre em nosso cérebro quando oramos. O psiquiatra César Vasconcelos vai trazer informações sobre isso. Preste muita atenção, vamos acompanhar agora.

Olá! Um estudo fascinante está sendo realizado por mil cientistas que buscam entender as mudanças que ocorrem em nosso cérebro nos momentos em que oramos. Vamos dar uma olhada nisso agora.

No site Medical News Today, em 15 de Novembro de 2020, estava disponível um artigo muito interessante com o título “O que a religião faz ao seu cérebro”. Segundo esse artigo, é possível observar efeitos neurofisiológicos da oração em nosso cérebro. Estudos científicos têm mostrado que a prática religiosa contribui para aumentar a nossa expectativa de vida e enfrentar melhor as doenças que possam nos atingir. Muitas pessoas que praticam uma religião de forma dedicada podem ter menos complicações de saúde, menos tempo de internação hospitalar e menos uso de medicamentos. Isso fica ainda melhor quando nosso estilo de vida é saudável, com prática de exercícios físicos, dieta vegetariana, ingestão de água pura e outros fatores.

Esse campo moderno de estudo é chamado de neuroteologia, que tem a ver com a neurociência da crença teológica ou da espiritualidade. Alguns cientistas estão verificando que a experiência religiosa ativa os mesmos locais cerebrais ligados à sexualidade e ao efeito de drogas.

Um dos cientistas que estuda esse assunto é o Dr. Andrew Newberg, professor de neurociência da Universidade Thomas Jefferson, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo ele, diferentes religiões ativam regiões cerebrais de maneiras diferentes. Em suas pesquisas, ele estudou o cérebro de budistas, freiras católicas durante a oração e verificou que ocorre um aumento da atividade no lobo frontal do cérebro, que é a área cerebral ligada às funções executivas cerebrais, como tomar decisões, fazer raciocínios, planejamento, entre outras funções nobres da mente.

Estudos mostram que certas práticas religiosas, como a oração, ativam os mesmos circuitos cerebrais que produzem sensações prazerosas de práticas sexuais, uso de drogas e outras atividades viciantes. Pesquisadores liderados pelo Dr. Jeff Anderson, da Escola de Medicina da Universidade de Utah, examinaram o cérebro de 19 jovens mórmons usando um scanner de ressonância magnética funcional. Quando questionados sobre o grau em que estavam sentindo o espírito, aqueles que relataram sentimentos espirituais mais intensos tiveram atividade aumentada no núcleo accumbens bilateral, bem como em locais corticais frontais de atenção e no córtex pré-frontal ventromedial do cérebro. Essas são as áreas de processamento de prazer quando uma pessoa faz sexo, ouve música, usa uma droga ilícita, pratica o objeto do seu vício.

O Dr. Michael Ferguson, autor de um desses estudos, menciona que quando os participantes foram instruídos a pensar sobre um Salvador, sobre estar com suas famílias pela eternidade, sobre suas recompensas celestiais, seus cérebros e corpos responderam fisicamente. Parece que há um aumento de neurotransmissores, como a serotonina e endorfinas, hormônios naturais ou endógenos da felicidade e bem-estar produzidos por nosso corpo.

Além disso, a oração é vista como um auxílio importante no processo de cura de doenças, embora não seja a cura em si. O Dr. Kirby P. Goodwin, presidente do Westmont College, em Santa Bárbara, na Califórnia, comenta que o Dr. Newberg não tem certeza se Deus existe, mas mesmo assim, em suas experiências científicas, ele observou que acreditar que Deus existe é fundamentalmente bom para o ser humano.

O Dr. Kirby P. Goodwin descreve algumas coisas que podemos fazer para mudar positivamente nosso cérebro, fortalecer nossa fé e manter um equilíbrio saudável na vida. Ele sugere envolver-se em momentos de reflexão pessoal e oração todos os dias, conversar com outras pessoas e fazer parte de uma comunidade, praticar exercícios físicos, ouvir música relaxante diariamente, permanecer intelectualmente ativo e se tornar um aprendiz ao longo da vida, além de sorrir, pois isso cria conexão com as pessoas.

Então, por hoje é isso. Aconselho você a reservar alguns momentos do seu dia para orar, ler um texto da Bíblia e meditar nele. Isso trará vida para o seu corpo e saúde para o seu cérebro. Até o próximo claramente, se Deus quiser!

Dica preciosa que o Dr. César nos deu. Muito obrigado, Dr.! É sempre bom rever claramente, porque aprendemos e relembramos coisas importantes. Tenho certeza de que essas informações vão ajudar a desenvolvermos nosso cérebro de maneira saudável. Tudo está disponível no YouTube para você rever e compartilhar também.

Agora temos uma super oferta da Gravadora Novo Tempo. Todo mês trazemos uma promoção especial para você. Neste mês, na compra de 2 DVDs musicais e duas camisetas, você recebe frete grátis. Acesse novotempo.com/gravadora ou ligue para o número 0300 789 1111 para conferir as cidades participantes. Você também pode enviar um WhatsApp para o número 1298 100 4302. Negocie e veja o que mais te agrada para manter sua espiritualidade em alta, aumentar sua fé e alimentar seu coração com esperança.

Vamos fazer um rápido intervalo, e quando voltarmos, iremos apresentar duas receitas: um drinque relaxante e um drinque de morango com manga. São receitas leves, saudáveis e refrescantes. Fique ligado!

G1

Fonte: Claramente: Como a oração impacta no cérebro – Distúrbios do sono na pandemia – Parte 3 (18/12/20) por Vida e Saúde NT