Pular para o conteúdo

Conheça os Tipos de Isquemia: Video Aula Atualizada 2021

  • por
  • posts

E aí

Olá pessoal, tudo bom? Eu sou a Nide e esse é o Enfermagem Clássica. Nessa aula de hoje nós estaremos estudando sobre tipos de isquemia. Se você está curioso e quer tirar suas dúvidas, então inscreva-se em nosso canal, compartilhe esse vídeo com seus grupos de amigos.

Compartilhe esse vídeo, é importante! Vamos nessa, meus queridos!

A isquemia, ou acidente vascular cerebral isquêmico, é uma ocorrência perigosa que acontece quando nós temos um quadro de obstrução em um determinado vaso sanguíneo, seja uma artéria de grande calibre ou uma veia de menor calibre. A isquemia pode ocorrer tanto em artéria como em veia.

Essa obstrução acontece devido a um componente específico, como uma placa de ateroma (uma placa de gordura) que se forma devido aos maus hábitos ou estilos de vida, como tabagismo e sedentarismo. Além disso, doenças de base também podem causar isquemia.

Quando há obstrução de um vaso, ocorre diminuição da passagem de oxigênio, o que dificulta o suprimento adequado de oxigênio para os tecidos corporais. Isso pode levar a sequelas graves, como apoptose (morte celular), necrose, amputação ou até mesmo morte em casos de isquemia cerebral.

As sequelas causadas pela isquemia são diversas, podendo incluir alterações cognitivas, dificuldades na fala (dislalia), dificuldades para se alimentar (disfagia), constipação intestinal, epilepsia vascular, depressão, entre outras complicações decorrentes da imobilidade e do comprometimento muscular.

Os danos causados pela isquemia são maiores e, muitas vezes, irreversíveis quando há um longo período entre o início da isquemia e o início do tratamento adequado para restabelecer o fluxo sanguíneo.

Entre os fatores de risco para o AVC estão as doenças de base, como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardíacas e enxaqueca. Além disso, o uso de contraceptivos hormonais, ingestão de álcool, tabagismo, sedentarismo e obesidade também são fatores que podem contribuir para o aparecimento do AVC.

Muitos são os pacientes vítimas de sequelas do AVC, com suas vidas interrompidas e até mesmo paralisadas. No entanto, o AVC não escolhe vítimas, ele apenas acomete indivíduos que não cuidam da sua saúde ou que deixam a desejar em alguma parte dos hábitos cotidianos.

Para a prevenção da isquemia, é importante cuidar da saúde cardiovascular, controlando a pressão arterial, tomando as medicações indicadas pelo médico, controlando o nível de colesterol e glicose no sangue, deixando de fumar, reduzindo o consumo de álcool, adotando uma rotina mais ativa, com a prática de exercícios físicos, e cuidando da alimentação.

Como podemos identificar uma isquemia? Os indivíduos que começam a apresentar fraqueza nos membros, fraqueza repentina, dormência, formigamento, sensação de picadas, assimetria facial (desvio da boca para o lado direito ou esquerdo) em comparação com a posição correta, alterações na fala (afasia e disartria), confusão mental, dificuldade na marcha, hemiplegia e convulsões são sintomas que podem indicar a presença de isquemia.

Existem diferentes tipos de isquemia:

  • Isquemia trombótica: ocorre quando há um bloqueio por um coágulo formado dentro de uma artéria ou veia.
  • Isquemia por embolia: ocorre quando um coágulo se desprende de uma veia ou artéria e migra para outras partes do corpo.
  • Isquemia por insuficiência circulatória: ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o cérebro e outras partes do corpo.

O tratamento da isquemia envolve o uso de fármacos que são capazes de evitar a morte celular e minimizar as sequelas. Esses fármacos atuam desfazendo o coágulo e restabelecendo o fluxo sanguíneo adequado.

Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Que Deus te abençoe e te dê a paz. Muito obrigado pela sua atenção!

Fonte: Tipos de Isquemia – Video Aula 2021. por Anii G.

Marcações: