Pular para o conteúdo

Salgueiro-branco: remédio natural eficaz para tratar o reumatismo

  • por
  • posts


E eu não te entendo, Rafael. Primeiro você fala que não existe reumatismo e agora ensina um remédio para reumatismo? Bom, vamos lá. Eu disse que reumatismo não é uma doença só, e sim um conjunto de mais de 130 doenças, certo? E um remédio de hoje serve para a maioria dessas doenças. Fica comigo que o vídeo de hoje está sensacional.

Olá, sou Rafael Freitas, educador em saúde e inteligência emocional, e hoje vou falar sobre um grande presente da natureza para nossas vidas: a casca do Salgueiro Branco. Inclusive, com depoimento dentro da minha casa. Mas antes disso, te convido a se inscrever no canal, ativar as notificações e ficar de olho em minhas dicas de saúde natural.
Gente, outro dia eu estava tranquilo quando recebi uma mensagem de uma prima minha que mora em Goiânia, que estava com muitas dores articulares e musculares. Ela sempre está pesquisando coisas naturais e tem um profundo conhecimento de medicina natural. Ela já me ensinou várias receitas que eu trouxe aqui para vocês. Então ela me disse, quase que emocionada, que pela primeira vez nos últimos anos estava sem sentir aquelas dores fortes que nenhum remédio conseguia controlar. Deixando claro que ela faz tratamento médico com especialistas e toma os remédios direitinho, mas mesmo assim sentia fortes dores. Foi aí que ela descobriu um tal de Salgueiro-branco e começou a tomar o chá dele. E depois de uns dias, as dores diminuíram muito, a ponto de ela nem perceber mais que alguma coisa estava doendo.
E lógico que eu fui pesquisar e estudar para trazer para vocês algo natural que pode melhorar a qualidade de vida de muita gente. O Salgueiro branco, também conhecido como Salix Alba, é o nome científico dele. Ele é um salgueiro nativo de zonas temperadas e muito frias, como o centro e sul da Europa, o norte da África, o oeste asiático e também a América do Norte, Canadá e Estados Unidos. É uma árvore que pode chegar a 30 metros de altura. Ela se chama Salgueiro Branco porque existem outros tipos de salgueiros, mas ela tem a folha mais clara, uma folha muito bonita, por isso o termo “Branco”.
Olha só, o Hipócrates, considerado o pai da Medicina, descreveu um pó amargo extraído de um Salgueiro que era capaz de aliviar dores e febres. Os egípcios, sumérios e assírios, civilizações bem antigas, têm textos e passagens falando dessa árvore como instrumento medicinal. Os índios norte-americanos, em especial os Estados Unidos, usavam bastante o Salgueiro branco para combater dores, febre e calafrios. E lá em 1763, um reverendo inglês descreveu o sal a reduzir a febre, e o extrato ativo da casca, chamado salicilina, foi isolado em 1828 por um farmacêutico francês e um químico italiano. Essa tal de salicilina, assim como a Aspirina, são derivados do ácido salicílico.
Gente, existem mais de 400 espécies de Salgueiros, dos mais variados tipos de árvores. Existem uns pequenos, outros grandes, existem uns lindos com folhas largas caídas, chamados de chorões. E muitos desses são cruzamentos de Salgueiro-branco com outras espécies. Na Inglaterra, existe um esporte chamado Cricket, onde se utiliza tacos resistentes, e esses tacos são feitos de um tipo de Salgueiro que tem uma mistura com o Salgueiro branco.
E por que ele não é tão famoso, Rafael? Na verdade, ele não é comum no Brasil porque existe mais em regiões temperadas, e por isso pouca gente conhece ele por aqui.
Então, esse Salgueiro-branco, a sua casca, serve para o tratamento da febre e de doenças reumatológicas, como artrite, artrose, gota e gripes, resfriados e nevralgias, que são aquelas dores graves que tem em nervos. Muita gente sofre com a neuralgia do trigêmeo, que são dores tipo “choque” no rosto da pessoa. Essas dores judiam muito do cidadão, da cidadã. E também pessoas que tiveram herpes zoster e depois ficam com dores nos nervos.
Se tomar Salgueiro-branco, também vai ter uma melhora muito grande. Ele tem ação sudorífera, ou seja, induz a transpiração, o que favorece também a eliminação de toxinas pelo corpo. Ele tem ação antipirética, que combate a febre. Tem ação analgésica, que combate dores em geral. E tem ação anti-reumática, contra agentes que causam inflamação no nosso corpo, gerando doenças reumatológicas.
E por último, ação antiagregante, ou seja, dificulta que o nosso sangue coagule. Pessoas que têm exposição a AVC e precisam estar menos coaguladas, a fim de evitar que tromboses ocorram nas artérias e causem estragos que podem levar à morte. AVC isquêmico, que é quando falta sangue no cérebro, e a pessoa tem um derrame. E agora vem um grande “mas”: uma observação muito importante. Mulheres grávidas não podem tomar esse chá, nem consumir o pó de Salgueiro Branco. Pessoas que têm problemas com sangramentos também não podem tomar esse chá, porque ele pode piorar o sangramento. Pessoas alérgicas à Aspirina, ao ácido salicílico, também não podem fazer uso dele, por ter risco de anafilaxia, aquela alergia grave que pode fechar a glote e matar a pessoa. Pessoas com problemas no estômago ou intestino, como refluxo, úlcera, refluxo gastroesofágico, diverticulose e colite também devem evitar o Salgueiro branco. E também quem está tomando remédio antiplaquetário para prevenir a trombose também deve evitar o uso do Salgueiro-branco.
Talvez você já esteja tomando um remédio para evitar a trombose. E aí você fala: “Eu vou tomar um salgueiro-branco para ajudar mais ainda.” Não pode! Se você está tomando remédio para não coagular, você não pode tomar o Salgueiro-branco.
E como podemos usar esse produto? Você pode usar na forma de cápsulas, onde o pó já está encapsulado. Então, é só pegar e tomar. Você encontra em farmácias, lojas de produtos naturais e até na internet. Só tem que tomar muito cuidado com a origem desse produto. Mas você pode fazer um chá dele também. Você vai pegar a casca do Salgueiro branco, que já está cortadinha em pedacinhos, uma colher de sopa, e acrescentar a uma xícara de água numa panela, e da metade de um copo americano até a metade dele. Deixe ferver por 10 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. É sugerido o uso de uma xícara de manhã e outra à noite, ou seja, uma xícara de manhã e uma xicrinha à noite. Você pode fazer duas medidas e deixar na geladeira para tomar mais tarde, se quiser. Para facilitar o trabalho, faça tudo de uma vez e guarde na geladeira.
Posso parar de tomar meus medicamentos se eu ver que estou melhorando com esse produto natural? Não, de forma alguma! Você vai relatar a sua melhora para o seu médico, e somente ele pode diminuir ou retirar seu medicamento. Nunca pare de tomar seu remédio sem antes consultar o seu médico.
Agora me diga, você já tinha ouvido falar desse tal de Salgueiro-branco? Conhece alguém que tenha reumatismo, gota, dores generalizadas pelo corpo todo? Conta aí, quero saber!
Tá bom, gente, obrigado pela companhia. Não se esqueçam de curtir, compartilhar, se inscrever no canal e ativar as notificações. E se cuidem!
Ah, tá bom. Grande abraço e se cuide.
Fonte: Salgueiro-branco: Remédio Natural Que Ajuda No Reumatismo por Dr. Rafael Freitas