Pular para o conteúdo

Por que a falta de contracepção é prejudicial para a saúde sexual e reprodutiva das pessoas.

  • por
  • posts


Método Natural de Planejamento Familiar

Olá pessoal, hoje vamos falar de um assunto que muita gente vai pedir: método natural, ou seja, relação sem contraceptivos. De acordo com aquilo que a igreja nos pede, nos orienta, será que é possível? Para que não vamos encher a casa de filho em cinco anos de casados? Como administrar a vida sexual? Como fazer esse planejamento familiar com um método natural? Será que é possível?

O método que a gente utiliza, vamos falar com experiência na causa, é o método Billings. Existem muitos mitos em torno dos métodos naturais. No geral, os profissionais da área não conhecem muito bem o método natural. É muito comum você chegar ao ginecologista e explicar que não usa a pílula anticoncepcional, nem o DIU, e naquilo que faz. E eu uso o método Billings. Você quando conhece, conhece vagamente, não a ponto de conseguir te dar uma instrução.

Quero deixar claro que não sou instrutor do método Billings. Se você deseja fazer uso do método Billings no seu relacionamento, você precisa procurar uma instrutora, porque é ela que vai conseguir te ajudar a reconhecer o seu padrão de fertilidade e o seu padrão de infertilidade, porque a partir disso que o método Billings funciona. A gente acha que é o dia que tiver relação, vai engravidar. Não. A mulher tem seu período fértil e varia de mulher para mulher.

Existe uma grande diferença da tabelinha, a tabelinha de fim de mês, 28 ou 30 dias, que estabelece que a mulher vai engravidar nestes dias e pronto, acabou. O Billings não, porque ele reconhece que cada mulher tem um ciclo diferente, tem menstruação de 24 dias, outras de 30, outras de 32 ou 34 dias. Então existem ciclos curtos, médios e longos, e a gente precisa reconhecer esse ciclo.

Muitas vezes, a gente encontra informações equivocadas até em sites, pessoas falando sobre o método Billings e confundem com a tabelinha. São coisas distintas. O método Billings é completamente outro. O método Billings é um método de planejamento familiar, e essa é a grande diferença. O método Billings se adapta ao ciclo da mulher, independente do ciclo, inclusive adapta até mesmo no período de amamentação, que é todo louco, todo desregulado.

É possível fazer uso do método Billings no período de amamentação, porque ele é um processo de observação da mulher, através do muco fértil e do tempo menstrual correto.

É interessantíssimo porque tem um momento exato. Não é o espermatozoide que chega primeiro ao alvo. Quando você sabia dessa? É o que chega na hora certa. O método natural proporciona também uma intimidade muito grande entre o casal. É mito essa coisa de falar com ênfase no método Billings. O método natural fica muito privado. A beleza está no fato de você e seu esposo estarem falando sobre isso. Porque às vezes nos encontramos mulheres que querem fazer uso do método Billings, mas o marido não quer, porque acha que vai dar uma destinação sexual muito grande. Ao contrário, pesquisas mostram que os casais que são usuários do método natural possuem até mais atos sexuais do que um casal que usa métodos artificiais de contracepção.

Veja, gente, o Billings é natural. Não tem hormônio nenhum sobre você. A mulher não vai a gente sabe que muitas pílulas anticoncepcionais acabam afetando a libido da mulher e tirando a vontade de ter uma relação. Muitas vezes você não vai para a cama porque está com dor de cabeça, náusea, efeito colateral do uso de hormônios. A gente sabe dos perigos, como trombose e outros problemas causados por questões hormonais. Há até casos de mulheres que sofreram danos sérios, inclusive morte, por causa do uso da pílula anticoncepcional.

Com o Billings, não tem perigo nenhum. É natural, simplesmente acompanhar o ciclo da mulher e ter a relação nos dias que são inférteis. É para evitar doenças, é para prevenir doenças. Meu querido, o uso da castidade e a fidelidade à sua esposa e ao seu esposo. Porque é para esse casal a prevenção, a castidade é a fidelidade.

O governo promoveu campanhas de castidade, colocando em outdoor para os caminhoneiros: “Caminhoneiro, espere em casa. Seja fiel”. O incentivo à castidade e à fidelidade é o que fez o Gana ser o único país que diminuiu consideravelmente o número de contaminação pelo HIV.

Eu pesquisei e constatei que o método natural é de fácil acesso e de fácil aprendizado, inclusive nas populações mais carentes, mais pobres e menos instruídas. É um método simples, resumidamente, não é um álbum muito complexo. Mas é preciso, assim, para se aprender, precisa dessa instrução.

É possível viver o Billings? É possível sim, mas precisa de um acompanhamento mais minucioso para saber que está sendo feito corretamente.

Deus abençoe você. Um abraço e até lá!

Fonte: Relação Sem Contracepção? por Déia e Tiba