Pular para o conteúdo

Doença de Ménière: O que é, sintomas e tratamento – Dr. Prof. Nelson Marques

  • por
  • posts

A doença de Meniere: causas, sintomas e tratamentos

Olá pessoal, estamos aqui mais uma vez para um vídeo no canal Uma Luz para Fisioterapia. Não esquece de se inscrever, clicar no sininho para receber os vídeos quando forem publicados e deixar o seu like. Tá gostando do vídeo? Tá tudo ok?

No sistema de hoje, vamos falar sobre a doença de Meniere, que afeta o nosso ouvido interno. Vamos discutir e entender esse tipo de problema e seus sintomas. Vamos lá!

A doença de Meniere é uma condição que afeta o ouvido interno e geralmente ocorre em adultos entre 30 e 40 anos de idade. Inicialmente, afeta apenas um ouvido, mas em cerca de um terço dos pacientes, ambos os ouvidos são eventualmente afetados.

A causa da doença de Meniere ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada a outras doenças do ouvido interno, como traumatismo craniano, infecções do ouvido interno e história de infecções antigas. Além disso, alergias, infecções virais e até mesmo enxaquecas podem aumentar a incidência dessa doença.

Os sintomas da doença de Meniere podem se assemelhar a uma labirintite. Eles incluem perda auditiva permanente, sensação de tontura, crise de vertigem com náuseas e vômitos, zumbido no ouvido e sensação de ouvido cheio. Normalmente, esses sintomas ocorrem de forma intermitente, com períodos de ataques seguidos de períodos de normalidade.

Ao longo do tempo, a perda auditiva pode se tornar permanente e afetar a função do labirinto. Isso ocorre devido ao aumento da pressão dentro do ouvido interno e ao inchaço da membrana do labirinto. As células ciliadas, responsáveis pela audição e equilíbrio, sofrem danos e perdem sua função. Infelizmente, essas células não se regeneram.

O tratamento para a doença de Meniere visa tanto o tratamento dos sintomas durante um ataque quanto a prevenção de futuros ataques. Durante um ataque, os sintomas de vertigem são tratados da mesma maneira que qualquer outro problema de vertigem aguda. Para prevenir ataques, algumas mudanças no estilo de vida são recomendadas, como redução do consumo de sal e cafeína, além do uso de diuréticos para diminuir a produção de líquido e a pressão no ouvido interno.

É importante ressaltar que é necessário obter um diagnóstico médico para que a fisioterapia possa auxiliar e ajudar a pessoa com problemas relacionados à doença de Meniere. Se você tem alguma pergunta, deixe nos comentários que eu responderei com certeza. Gostou do vídeo? Nos ajude com esse canal, pois tudo que é arrecadado aqui é destinado à compra de alimentos para crianças. Um abraço a todos e até o próximo vídeo. Luz e paz a todos!

Fonte: DOENÇA DE MÉNIÈRE – Dr. Prof. Nelson Marques por UMA LUZ PARA FISIOTERAPIA Dr Nelson Marques