Pular para o conteúdo

Descoberta de tumor no estômago e primeiro dia de quimioterapia: relato da experiência.

  • por
  • posts


Olá galera, amigos! Bom dia! Hoje estou fazendo mais um vídeo porque eu prefiro fazer um vídeo por semana ou 2, vai depender do andamento do tratamento. Eu já fiz um domingo, mas o domingo foi só para avisar para vocês. Estou fazendo outro hoje.
Eu não vou fazer um vídeo sobre o outro assunto, foi esses dois. Porém, eu queria mostrar uma coisa para vocês. Mas bem antes de mostrar, eu recebi muitas mensagens privadas de pessoas me perguntando o que eu sentia antes de descobrir o tumor. Então, para ter descoberto e se tomou algum tipo de medida. Eu sentia isso com minha alimentação. Podia comer uma colherzinha de açaí na boca e já ficava cheio. Passado um minuto, eu já conseguia começar a sair para comer o rodízio de carne. Comia um pedacinho, o primeiro pedaço de carne, e já dava uma sensação de vomitar. Passava o minuto e eu conseguia comer o rodízio inteiro. Se deixar, isso aconteceria frequentemente, era uma vez por semana ou duas vezes ao mês, talvez. Mas eu resolvi procurar uma clínica, meu pai me acompanhou e explicamos para o médico. Ele pediu uma endoscopia. No dia seguinte, ficou pronta e dez dias depois tive o resultado. O médico já tinha mostrado para o meu pai no dia da endoscopia que tinha uma bolinha de gordura no estômago. Não podia ter óleo bruto de dois a três centímetros. Ele já alertou para prestar muita atenção nessa bolinha de gordura e fez uma biópsia. Demorou dez dias para sair o resultado. Quando peguei, fui ao médico. Chegando lá, ele leu o resultado na minha frente e do meu pai. Era um tumor maligno e falou que teria que fazer uma cirurgia.
Na hora, entrei em choque e perguntei a ele o que eu estava fazendo naquele momento. Ele me encaminhou para o hospital e fui atendido na hora. Meu pai e minha mãe estavam comigo. Conversamos com o plantonista e ele pegou o laudo dos exames. Falou que realmente era urgente, mas conseguiria esperar até a semana seguinte para conversar com o cirurgião. Marquei o retorno com o cirurgião especialista na quinta-feira seguinte. Descobri nessa consulta que teria que fazer uma tomografia, que consegui fazer no mesmo dia. Dois dias depois, peguei o resultado e mandei para o cirurgião por telefone. Ele entrou em contato comigo falando que não poderia fazer a cirurgia, pois tinha um cisto. Fiquei arrasado e ele me encaminhou para outro médico, um oncologista. Marquei com ele para terça-feira.
Chegamos lá e ele falou que não tinha uma notícia boa, mas esperava ter menos dor para a retirada do estômago e que poderia ser apenas uma parte e não o órgão inteiro. Iniciei um processo de quimioterapia e coloquei um cateter. Hoje estou fazendo a quimioterapia em casa, já que a medicação fica dentro de uma bolsinha que eu tenho que carregar por 48 horas. Depois disso, vou voltar ao médico para retirar o medicamento.
O tratamento da quimioterapia pode causar diversos sintomas, como diarreia, queda de cabelo e fadiga. É uma fase difícil, mas estou encontrando forças na união da família e amigos. Estou aprendendo a tirar coisas boas dessa situação. Vou continuar contando mais detalhes em outros vídeos.
No momento, estou me preparando para o segundo ciclo da quimioterapia e também preciso evitar lugares com muita gente. Tenho que contar com o apoio da médica o tempo todo para tomar decisões. Apesar das dificuldades, estou confiante e vou vencer graças ao apoio dos meus amigos e familiares.
É isso, pessoal! Queria mostrar isso para vocês hoje e prometo fazer mais vídeos contando mais detalhes. Um abraço a todos e fiquem com Deus!
Fonte: Como foi a descoberta do tumor no estomago, primeiro dia da quimioterapia por Felipe Silveira força e fé