Pular para o conteúdo

Escoliose: Minha História e Dicas para Lidar com a Condição

  • por
  • posts

Minha experiência com a escoliose e dicas para lidar com a doença

Olá pessoal, meu nome é Minha Veloso e sou escritora do blog Fez Escarlate. Hoje vou falar sobre um assunto um pouco mais sério: a escoliose. Vou contar um pouco da minha história e dar algumas dicas para vocês.

Primeiramente, eu não sabia o que era escoliose. Eu vivia em uma cidade muito pequena e parecia que eu era a única pessoa do mundo que tinha essa doença. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ela e nem sabia que a coluna poderia desviar do eixo. Eu achava que era algo comum e que minha coluna nunca iria desviar, a não ser que eu me mexesse de forma errada.

Foi através da internet, na época em que usávamos bastante o Orkut, que descobri sobre a escoliose. Encontrei uma comunidade no Orkut e comecei a pesquisar sobre o assunto. Foi assim que descobri que eu precisava procurar um médico.

Então, resolvi gravar um vídeo contando minha história e pedindo dicas sobre como encontrar um médico especializado. Eu descobri que tinha escoliose quando tinha 11 anos, pois minha tia percebeu que algo estava errado com a minha postura. Fomos ao México fazer um raio-x, e descobrimos que eu tinha um pequeno desvio na coluna.

O médico achou que não era nada sério e que o desvio não aumentaria. Mas, três meses depois, quando fiz outro raio-x, descobri que meu desvio tinha aumentado 10 graus. O médico disse que eu teria que usar um colete para corrigir a curvatura da minha coluna.

Na sexta série, quando fiz outro raio-x, descobri que a escoliose tinha evoluído. Eu estava com 44 graus de desvio e o colete já não estava segurando mais. Então, começamos a pesquisar sobre a cirurgia para escoliose e a procurar cirurgiões. Visitamos vários médicos, mas não encontrávamos alguém em quem confiássemos totalmente.

Foi então que encontramos uma comunidade no Orkut em que as meninas compartilhavam suas histórias com a escoliose e indicavam médicos. Encontrei uma menina com uma escoliose grave, mas que tinha feito uma cirurgia bem sucedida. Ela me indicou o nome do médico e o hospital.

Fomos até esse médico e ele nos passou muita confiança. Ele sabia exatamente o que fazer e como fazer. Operamos com ele e a cirurgia foi um sucesso. Agora tenho hastes de titânio na coluna e minha curvatura foi corrigida.

Agora vou dar algumas dicas para vocês que também têm escoliose:

  • Dica número 1: Não confie em qualquer médico. Procure um especialista em escoliose o mais rápido possível.
  • Dica número 2: Faça o que o médico mandar. Siga as recomendações de uso de colete, natação, RPG, etc.
  • Dica número 3: Observe seu corpo e cuide dele. Evite exercícios que causem dor e procure um fisioterapeuta caso sinta desconforto.
  • Dica número 4: Tome cuidado com o peso que carrega. Evite mochilas pesadas e carregue os objetos de forma equilibrada.
  • Dica número 5: Encontre maneiras de equilibrar sua postura, como sentar em uma almofada ou utilizar um livro em baixo de um lado.

Se tiverem alguma dúvida sobre a escoliose ou qualquer outra coisa, fiquem à vontade para deixar perguntas nos comentários do blog ou enviar um e-mail. Terei prazer em ajudar. E quem sabe, posso fazer um vídeo detalhado sobre o assunto no futuro.

Tenham coragem e força para lidar com a escoliose. Até o próximo vídeo!

Fonte: Minha História com a Escoliose/Dicas por Camila Veloso