Pular para o conteúdo

DIPIRONA: Saiba o que é e se causa hipotensão

  • por
  • posts

Tratamento com Dipirona

Tô vendo os tratamentos dos pacientes fazendo a dipirona até em casa mesmo. Eu percebo que ela é muito mais poderosa se comparada ao paracetamol, tanto para tirar dor quanto para baixar a febre, que é uma das outras propriedades da Dipirona. Alô para meus amigos e minhas amigas, estamos falando aqui sobre o perfil de algumas medicações, né? Hoje eu escolhi falar sobre a dipirona, uma medicação amplamente utilizada no mundo inteiro, né, menos nos Estados Unidos. Lá é mais paracetamol e temos algumas particularidades da Dipirona. Vamos falar hoje da Dipirona injetável. Tô aqui com a ampola da Dipirona, ela vem no volume de 2 ml. Cada ml dessa Dipirona aqui tem 500mg, então nessa ampola nós temos um grama de dipirona, ou 1000mg. É a dipirona, pela maioria das pessoas, né, ela é considerada como analgésico, é um excelente analgésico, pouquíssimos colaterais. Porém, poucas pessoas sabem que ela, na verdade, é um anti-inflamatório. Como assim, Thiago? Anti-inflamatório Dipirona, mas analgésico? Não! Basicamente, se você for até o livro, na dose ali de 500mg, tem no máximo 1g, ela é considerada como analgésico. Sim, porém, se você fizer mais de um grama intravenoso, ela passa a ser também anti-inflamatória. Não é o melhor anti-inflamatório do mundo, né? Um Toragesic, um Vectra, um Profenid não chegam nem aos pés dessas substâncias aí, não. Porém, ela tem essas propriedades. Doses que você pode fazer intravenosas, as máximas são de dois gramas, de 6 em 6 horas. Então, se você quer dar uma analgesia muito boa pro seu paciente, você pode prescrever Dipirona 2g de 6 em 6 horas, de horários. É um paciente que você sabe que vai ter dor ou se ele já está com dor, ela pode ser feita pela via endovenosa, ela pode ser feita intramuscular também, tá? Então, as duas recomendações aqui na própria ampola.

Nunca vi fazer subcutânea, mas se fizer vai ser absorvida, mas não é via de preferência, tá? Vai ser uma absorção aí mais errática. A Dipirona, como eu mencionei, nos Estados Unidos, ela tem uma proibição lá e a justificativa lá que se dá em relação a agranulocitose. Existe esse colateral que é muito temido da Dipirona, que ela faz uma inibição dos granulócitos que vão dar origem às nossas células sanguíneas, e acaba que esse colateral foi usado como justificativa para ela ainda não estar nos Estados Unidos. Porém, eu acho que é o puro monopólio farmacêutico, tá? Eu acho que por trás disso tudo existe aí uma questão de laboratório, certo? Então, lá o paracetamol é muito mais presente nos Estados Unidos inteiro, só que na maioria do mundo a Dipirona é uma excelente medicação e bastante utilizada. Inclusive, eu, Tiago, vendo os tratamentos dos pacientes fazendo a dipirona até em casa mesmo, eu percebo que ela é muito mais poderosa se comparada ao paracetamol, tanto para tirar dor quanto para baixar a febre, que é uma das outras propriedades da Dipirona. Ela é antipirética, ela diminui a febre, ela consegue tirar essa manifestação do corpo e é muito bem, muito, muito melhor do que o paracetamol. Paracetamol é fichinha perto da Dipirona. E aí, muitas pessoas falam: ‘Não, Tiago, eu não uso Dipirona porque pode dar granulocitose, né? Pode dar esse colateral aí temível’. Mas, meus amigos e minhas amigas, nós temos atenção, nós temos uma substância excelente com colateral que é zero, alguma coisa, nem sei quanto é, mas é irrisório em relação aos benefícios que nós podemos ter. Então, se fosse assim, é tudo a justificativa para você não usar a medicação que você não quiser. Né, algo totalmente pessoal isso daí, mas não justifica. Porque toda medicação tem colateral. Esse é um colateral muito pequeno, muito raro de acontecer. Nós iremos ver mais as vantagens do que deixar de usar por causa de uma desvantagem muito pequena, então sim, vamos usar Dipirona. É uma medicação excelente, quase não possui contraindicações.

Um fato aí que acontece em relação à dipirona é que algumas pessoas falam que ela baixa a pressão. Do começo da minha carreira, eu achava que isso era um pouco mito. Certo? E eu acredito que não tem a ver muito com diminuir a pressão arterial. Tiago chega aqui, duzentos por cento 120 aqui, vamos fazer o nitroprussiato de sódio, não vamos fazer a dipirona que ela baixa pressão, não. É as propriedades dela em relação a isso não. Eu acho que não é em relação a baixar a pressão, eu acredito que ela tem alguma ação ali miocárdica. Eu já vi a dipirona sendo administrada intravenosa e na mesma hora também eu tava com ecocardiograma transesofágico. E aí dá pra ver chegar o coração Dipirona porque ela é muito concentrada, né? Se você aspirar Dipirona, você vê que ela é bastante viscosa. Ela não é oleosa, mas ela tem uma viscosidade ali mais pronunciada então eu acredito… coisa minha tá, que ela deve ter algum efeito ali no coração de fazer alguns times, né? Ou quem sabe algum efeito vagal que ela causa um mal estar nos pacientes? O paciente meu que tem uma reação vagal ali, e realmente ele vai se sentir fraco. Vai sentir mole mesmo.

E tem essa correlação com realmente baixar a pressão arterial, mas existe um colateral. Se você faz a dipirona intravenosa muito rápido, né? Abre o soro muito rápido, para algumas pessoas não é legal. Elas não têm tanta resistência em relação a isso e nós devemos respeitar essa individualidade do paciente. Você achou legal esse vídeo? Deixa aí o seu like, inscreva-se no nosso canal. Isso ajuda o YouTube, o algoritmo do YouTube, né, a divulgar mais esse vídeo para várias pessoas. E se você quer ter acesso aos meus treinamentos, na descrição existe o link lá para você conhecer os treinamentos do Thiagão Fechado. Grande abraço do seu amigo Thiago e até o próximo vídeo. Tchau!

Fonte: DIPIRONA – O que é? Causa Hipotensão? por Thiago C Amorim