Pular para o conteúdo

Gravidez: Por que a calcinha fica molhada? – Dra. Jordanna Leão

  • por
  • posts

Olá gatona, tudo bem? Recebo dezenas de mensagens todos os dias perguntando sobre corrimento vaginal na gestação, se é normal, se estou perdendo líquido, o que fazer, se é necessário tomar algum remédio. Gostaria de esclarecer que não sou médica e não tenho como ajudar em relação a essas questões. Qualquer queixa sua deve ser vista diretamente com o seu médico do pré-natal, pois é necessário um exame físico para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Quando se trata de corrimento vaginal na gestação, é normal que a calcinha fique molhada. Isso acontece devido às glândulas de Bartholin, que produzem um líquido para lubrificar a área. Além disso, durante a gestação, a vagina pode ficar mais úmida e até mais laranjinha, o que é totalmente normal.

Agora, se o corrimento apresentar algum cheiro forte, como de peixe podre, ou se estiver acompanhado de coceira intensa, é importante procurar um médico, pois pode ser sinal de uma infecção, como a candidíase ou a Gardnerella vaginalis. Essas infecções têm tratamento e é necessário ser avaliado pelo médico para receber o tratamento adequado.

Vale ressaltar que gestantes podem sim usar pomadas vaginais, desde que sob orientação médica. O tratamento é importante, pois infecções na vagina ou na urina podem apresentar riscos para o bebê, incluindo o parto prematuro.

Além das questões médicas, existem alguns cuidados que podem ajudar a prevenir infecções recorrentes na gestação. Um deles é ter uma alimentação saudável, evitando alimentos que possam enfraquecer o sistema imunológico e aumentar o risco de infecções, como alimentos ricos em açúcar. Outra dica é pegar sol por alguns minutos diariamente, pois a vitamina D auxilia na fortalecimento do sistema imunológico.

Outro cuidado importante é realizar uma higiene adequada da região genital. Durante o banho, é recomendado lavar a área externa da vagina, mas não é recomendado inserir água ou qualquer produto dentro da vagina, pois isso pode desequilibrar a flora vaginal, aumentando o risco de infecções.

É compreensível que algumas gestantes tenham receio de procurar auxílio médico devido a relatos de conhecidas que não foram ouvidas por seus médicos, resultando em complicações para o bebê. Porém, cada caso é único e é importante buscar ajuda quando necessário. O médico é o profissional mais indicado para avaliar a situação e realizar os exames adequados para garantir a saúde da gestante e do bebê.

Se você estiver com medo ou ansiedade, fale com o seu médico sobre as suas preocupações. Ele poderá solicitar uma ultrassonografia para verificar a quantidade de líquido amniótico e te tranquilizar quanto a esse aspecto.

Desejo a você uma gestação maravilhosa e um parto tranquilo! Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

Fonte: Sua CALCINHA fica MOLHADA na GRAVIDEZ? // Dra. Jordanna Leão por Dra. Jordanna Leão Prudente