Pular para o conteúdo

Infecções Virais: O que é HTLV e como se prevenir?

  • por
  • posts

O HTLV: um vírus pouco conhecido e negligenciado

Olá, professora Milena, mais uma vez aqui com vocês. E para terminar essa rodada de infecções virais, hoje vou falar do HTLV. Sei que nem todo mundo conhece esse vírus ou não sabe mais ou menos o que causa, mas o que é importante dizer pra vocês, que são baianos, é que hoje a Fiocruz já fez um estudo inédito e estima que 130 mil pessoas estejam infectadas. A maioria está na cidade de Barreiras, seguida da nossa capital, Salvador, e em terceiro lugar vem Itabuna e Ilhéus. É surpreendente, já que as pessoas nem comentam muito e não sabem que é uma doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde e endêmica aqui no nosso estado.

Antes de tudo, é importante dizer pra vocês o que é o HTLV. HTLV significa Vírus de Linfócitos T Humanos, isso mesmo, tem uma predileção por atacar nossas células de defesa. Mas, diferentemente do HIV, que é o vírus mais conhecido, ele acaba comprometendo nossas células de defesa e estimulando a ocorrência de doenças neoplásicas, como o Linfoma de Células T. Essa é uma das maiores características dessa infecção e por isso é tão grave e preocupante, já que poderia reduzir a ocorrência de câncer no Brasil. E todos sabemos o quanto é difícil tratar doenças como essa.

Então ele me perguntou como é que eu faço para descobrir se eu tenho HTLV, como é que se pega, como é que é transmitido. Primeiro de tudo, a transmissão ocorre através do sangue contaminado, como em transplantes, transfusões e compartilhamento de seringas contaminadas ou alicates de unha. Também é uma infecção sexualmente transmissível, por isso a preocupação com a transmissão dessa doença e a desinformação, principalmente devido às mudanças nos hábitos comportamentais.

Outra forma de transmissão é através da amamentação. Mães infectadas com o vírus podem transmiti-lo aos filhos durante o aleitamento materno ou mesmo durante a gestação, através da placenta ou no momento do parto. É por isso que é importante que as mães façam pré-natal e exames para saber se estão infectadas, para evitar a transmissão para o bebê.

Agora, vamos falar das manifestações clínicas do HTLV. Existem quatro tipos de HTLV, sendo que apenas 1 e 4 causam doenças em humanos. Aqui no Brasil, o tipo mais prevalente e mais grave é o HTLV-1, que causa diversas manifestações clínicas, muitas vezes confundidas com outras doenças. Uma das manifestações clínicas mais importantes é a paraparesia espástica tropical, também conhecida como HTLV-1-associated myelopathy (HAM). Essa paraparesia é caracterizada pela diminuição da força muscular, principalmente nos membros inferiores, levando a dificuldades na locomoção. Além disso, também podem ocorrer mialgia, artrite e miosite, levando a um quadro semelhante a doenças inflamatórias crônicas.

O HTLV-1 também pode causar insuficiência renal e comprometimento urinário, incluindo incontinência urinária. Além disso, está associado à disfunção erétil em alguns casos. No entanto, é importante ressaltar que a maioria dos casos de HTLV-1 são assintomáticos, ou seja, não apresentam paraparesia ou outras manifestações clínicas. No entanto, essas pessoas ainda podem transmitir o vírus.

Até o momento, não existe tratamento específico para o HTLV-1. O tratamento é voltado para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Quando há comprometimento motor, pode ser necessária a fisioterapia e medicamentos para diminuir a dor. Pacientes com incontinência urinária podem usar absorventes para controlar o problema. No entanto, é importante ressaltar que não há cura para o HTLV-1, por isso a prevenção é fundamental.

Infelizmente, não existe uma vacina para o HTLV-1, então a melhor forma de prevenção é através do uso de preservativos durante o ato sexual. Além disso, é importante fazer um pré-natal adequado para evitar a transmissão para o bebê. Se você apresentar algum dos sintomas mencionados, é importante procurar um médico e fazer os exames necessários para investigar se você está infectado.

Espero que este texto tenha sido elucidativo para vocês e que continuem acompanhando nas redes sociais, como o Instagram @profamiliacabralaquino e o YouTube “Profa. Milena Cabral”. O assunto de saúde é algo muito importante e que impacta nossa população, principalmente aqui na Bahia.


Fonte: Infecções Virais: HTLV por Professora Milena Cabral