Pular para o conteúdo

Hiperparatireoidismo: Tipos Primário, Secundário e Terciário – Resumo Médico

  • por
  • posts

Hiperparatiroidismo

Olá! Estamos aqui novamente para gravar mais um vídeo do quadro “Medicina Resumida em 5 Minutos” e o tema de hoje é o hiperparatiroidismo. Antes de começarmos, gostaria de lembrar que faltam apenas 15 dias para encerrarmos a última turma de 2021 do curso de fisiologia cardiovascular e eletrocardiograma. Se você quiser aprender mais sobre esse tema, corre para se inscrever no site da Hotmart. O link estará disponível na descrição do vídeo. Agora, vamos falar sobre o hiperparatiroidismo.

Antes de entrarmos em detalhes sobre o hiperparatiroidismo, vamos relembrar o que é o paratormônio (PTH). O PTH é um hormônio produzido pela paratireoide e tem uma função muito importante na manutenção da homeostase do cálcio e do fósforo em nosso corpo.

O PTH desempenha várias funções em nosso organismo. Primeiramente, ele atua diretamente nos ossos, estimulando os osteoclastos a retirar cálcio do osso e enviá-lo para a corrente sanguínea. Além disso, o PTH tem a capacidade de estimular a conversão da vitamina D em sua forma ativa, a vitamina D3. Essa forma ativa da vitamina D possui diversas funções no intestino, como o aumento da absorção de cálcio.

Outra função importante do PTH ocorre nos rins, onde ele promove a reabsorção de cálcio e a excreção de fósforo, ajudando a aumentar o nível de cálcio no sangue e a eliminar o fósforo. Agora que entendemos as funções do PTH, vamos falar sobre as patologias relacionadas a ele.

Hiperparatiroidismo

O hiperparatiroidismo ocorre quando há um aumento do PTH no sangue. Conhecendo as funções do hormônio, fica fácil entender quais serão os efeitos desse aumento em nosso organismo. O hiperparatiroidismo pode ser classificado em primário, secundário e terciário.

Hiperparatiroidismo Primário

No hiperparatiroidismo primário, a doença está localizada diretamente nas glândulas paratireoides. Isso significa que uma das paratireoides pode estar produzindo muito hormônio, levando a um aumento dos níveis de hormônio no sangue. Esse aumento pode causar hipercalcemia, uma vez que o cálcio é retirado em excesso dos ossos e colocado na corrente sanguínea. Também pode ocorrer um aumento da vitamina D no sangue e uma redução dos níveis de fósforo, já que o PTH retira o fósforo do sangue e o elimina pela urina.

Hiperparatiroidismo Secundário

No hiperparatiroidismo secundário, a doença é causada por outra condição que leva ao aumento do PTH. Um exemplo disso é quando um paciente possui doença renal crônica. A doença renal compromete a produção de vitamina D, levando a uma diminuição do cálcio e, consequentemente, um aumento da produção de PTH. No entanto, no hiperparatiroidismo secundário, ocorre uma perda excessiva de cálcio pela urina, o que pode levar a hipocalcemia.

Hiperparatiroidismo Terciário

O hiperparatiroidismo terciário ocorre como uma complicação do hiperparatiroidismo secundário. Nesse caso, o paciente com doença renal crônica tem níveis baixos de vitamina D por um longo período de tempo, o que leva a um aumento contínuo do PTH. Esse aumento pode resultar em hipercalcemia, mesmo após a normalização dos níveis de cálcio.

Diagnóstico e Tratamento

Para diagnosticar o hiperparatiroidismo, é necessário realizar a dosagem de PTH, cálcio, fósforo e exames de função renal, como ureia e creatinina. Além disso, são solicitados exames de ultrassom das paratireoides e dos rins para identificar possíveis tumores ou sinais de nefrocalcinose.

O tratamento do hiperparatiroidismo pode ser cirúrgico ou medicamentoso. A cirurgia é o único tratamento curativo e é indicada nos casos em que o paciente apresenta sintomas de hipercalcemia ou em que há complicações como nefrocalcinose, insuficiência renal, litíase renal, fraturas, entre outros. O tratamento medicamentoso pode ser utilizado nos casos assintomáticos, ou seja, nos pacientes que não apresentam sintomas de hipercalcemia e que não se enquadram nas indicações cirúrgicas.

Conclusão

Espero que tenham gostado deste vídeo sobre hiperparatiroidismo. Se gostaram, deixem um like e um comentário abaixo. Tentei resumir o máximo possível, mas se ainda ficaram dúvidas, estou à disposição para respondê-las. Lembre-se de que o conhecimento é poder. Até mais!

Fonte: Hiperparatireoidismo Primário, Secundário e Terciário │ MEDICINA RESUMIDA por Dr. Cristian Morato – Médico Explica