Pular para o conteúdo

Idade de início da menopausa: quando começa e quais são os sinais?

  • por
  • posts


Conversa Saudável: Menopausa

Olá pessoal! Santoro Zé Carlos disse que está começando mais um programa Conversa Saudável. Hoje falaremos sobre menopausa e para falar sobre o assunto contaremos com a presença da Dra. Gabriela. Olá pessoal! Pra quem não conhece, toda a tabela paga a ginecologista obstetra aqui na cidade de Presidente Prudente e hoje tiraremos algumas dúvidas sobre menopausa. É melhor fazer isso, não é mesmo? Saudável?

Dra. Gabriela: Obrigada por me trazer, eu fico feliz em participar! Tomou a nossa primeira pergunta: o que é menopausa?

Olá pessoal! Pra quem não conhece, toda a tabela paga a ginecologista obstetra aqui na cidade de Presidente Prudente e hoje tiraremos algumas dúvidas sobre menopausa. É melhor fazer isso, não é mesmo? Saudável?

Dra. Gabriela: Obrigada por me trazer, eu fico feliz em participar! Tomou a nossa primeira pergunta: o que é menopausa?

Dra. Gabriela: A menopausa é a ausência de menstruação por um ano. Esse é o conceito de menopausa. Só que muitas pessoas usam menopausa e climatério como sinônimos, mas são coisas diferentes. O climatério é um período de transição que a mulher deixa de ter uma vida reprodutiva até a senilidade. Pode ser um período bem longo, chegando até os 60 anos e em alguns casos até os 65 anos. E dentro do climatério, existe a menopausa, que é a ausência da menstruação por um ano. E tem uma idade média em que isso acontece, que no Brasil é aos 51 anos, mas pode variar de 45 a 55 anos. A menopausa precoce é antes dos 40 anos. O climatério começa próximo da menopausa, então quando a mulher começa a sentir os sintomas já é a queda dos hormônios.

Dra. Gabriela: O principal sintoma da queda hormonal é o fogacho, que é o calorão. Geralmente é do grupo até o pescoço e cabeça para cima. É um calor que vem acompanhado de mal estar e depois pode vir até um pouco de calafrio. Esse calor pode ocorrer várias vezes no dia e muitas vezes até no frio. As mulheres acham calor julieu temperatura bem, mas não é a queda do hormônio. Ela causa uma alteração no sistema vaso motor do organismo e é isso que causa o calor. Lógico que em Prudente, como é muito mais quente, esse calor fica acentuado, mas não tem relação com a temperatura do ambiente.

Dra. Gabriela: Existe uma medicação que é eficaz para pelo menos controlar e diminuir esses fogachos. Existe também a opção de fazer atividade física, ter uma vida mais saudável e dormir melhor, que também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Muitas mulheres ficam ansiosas só de saber que estão com os sintomas. Então, desde atividade física até uma dieta mais balanceada, ajuda. Existe a reposição hormonal também, que pode ser feita se o sintoma for muito exacerbado. Existem também alguns tipos de antidepressivos que também diminuem os fogachos. Existe também a clonidina, que também ajuda a diminuir os fogachos e é bastante usado para quem tem contraindicação à reposição hormonal. E os fitoterápicos, vamos falar bastante do extrato de amora e de soja. Tem uma comprovação na prática, a gente escuta que existe bastante melhora dos sintomas com esses produtos, mas nos estudos eles ainda não têm uma diferença com os placebos. Ainda não existem estudos que comprovam a eficácia desses produtos, mas na prática clínica é bastante utilizada. O chá da folha da mora também é utilizado, a soja e realmente aliviam os sintomas, mas não tem uma comprovação científica. Por isso, na prática, a gente acaba prescrevendo.

Dra. Gabriela: Não são todas as mulheres que precisam de reposição hormonal. Em geral, depende dos sintomas que a mulher está apresentando. Existem mulheres que passam pelo climatério assintomáticas, que não têm outras queixas além da parada da menstruação. Existem mulheres que têm queixas mais relacionadas ao fogacho, que o calorão incomoda muito. Existem mulheres que têm atrofia genital, que também é bastante importante. Tem mulher que sente mais insônia. Os sintomas da menopausa são muito variados, até um pouco de depressão, um pouco de ansiedade também pode vir. O tratamento é feito de acordo com o sintoma predominante da mulher. Por exemplo, se uma mulher tem muita queixa de atrofia genital, o tratamento será voltado para essa área. Pode-se usar uma pomada vaginal. Para mulher que tem muito fogacho que incomoda muito, pode-se usar uma reposição hormonal. Para mulheres que sentem insônia, pode-se usar um remédio para ajudar na sonia. O tratamento é de acordo com o sintoma predominante da menopausa. Pode ser feita a reposição hormonal também, exceto para mulheres que têm contraindicações como câncer de mama, câncer de endométrio, alguma doença grave do fígado, entre outras. Lembrando que a terapia de reposição hormonal tem uma janela de oportunidade, então tem que ser nos primeiros 10 anos da menopausa e a mulher não pode ter essas complicações. Lembrando também que o tratamento mais importante é ter uma vida saudável, atividade física.

Olá pessoal, essa foi a nossa entrevista na tabela, falando um pouquinho sobre a menopausa. E fiquem à vontade para fazer qualquer pergunta nos comentários. Se vocês gostaram, curtam, compartilhem e sigam nossas redes sociais. Até o próximo vídeo!

Fonte: Com que idade começa a MENOPAUSA? por Conversa Saudável