Pular para o conteúdo

Entenda por que você pode ter dor na bexiga mesmo com exames normais

Olá, gente! Me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Neste vídeo, vamos comentar sobre mulheres que têm dor na bexiga e fazem o exame de urina, mas nunca aparece nada.

Antes de continuar assistindo, inscreva-se no meu canal do YouTube, Toque de Lojista, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que a informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

Quando recebemos uma mulher com essa queixa, geralmente muito injuriada e confusa, o primeiro ponto que devemos entender é que nem tudo que faz doer na bexiga significa que a pessoa tenha passado por uma infecção urinária.

Outro ponto a ser esclarecido é que quando se utiliza o antibiótico por um período curto de tempo, isso pode interferir na parte de não fazer aparecer nada no exame. Além disso, existem outras doenças que podem estar por trás desse tipo de ocorrência.

Por exemplo, uma mulher que esteja com uma inflamação na vagina ou no canal da vagina chamado de vulvovaginite, pode ser confundido com aquela dor que acontece na bexiga dela. Além disso, a endometriose, que está atacando a bexiga, pode gerar um quadro de dor na região da bexiga e não ter nenhuma relação com um problema na própria bexiga.

Síndrome da bexiga dolorosa é outra doença que pode estar causando dores crônicas na região da bexiga, sem ser causada por bactérias. Essa síndrome pode fazer com que a mulher tenha todos os sintomas de uma infecção urinária, mas que não apareçam nada no exame de urina.

Além disso, uma pedra que esteja perto de sair do rim e esteja na proximidade da bexiga também pode dar ardência e desconforto na hora de fazer xixi, mas não aparecer nada no exame.

É importante investigar todas essas possíveis causas, realizando exames de imagem e anamnese voltada mais para a parte ginecológica, pedindo se há algum corrimento ou desconforto na hora da relação sexual e se a menstruação ocorre adequadamente. Com essa investigação, é possível entender o problema que causa dor na bexiga, mesmo que não seja uma infecção.

Espero ter ajudado! Se gostou do vídeo, deixe seu like, comente e compartilhe. E não esqueça de se inscrever e ativar as notificações para receber mais informações úteis. Obrigado por assistir!

Fonte: Por que tenho DOR NA BEXIGA e não aparece nada nos exames? por Toque de Urologista

Marcações: