Tendinite de De Quervain
Olá, tudo bem? Eu sou Alexandre Mota, e no vídeo de hoje, eu vou falar sobre uma patologia, uma doença, uma tendinite que muita gente já me perguntou no YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp e e-mail, que é a tendinite de De Quervain, que vem internacionalmente e que é causada por um hábito bem comum no trabalho, que é não querer fazer diretamente, mas que se encontra quando se está sozinho, que é criança demais ou que usa muito celular.
A tendinite de De Quervain é uma inflamação de dois tendões que ficam na base do polegar, mais especificamente na base da mão, ocasionando dores e dificuldades em tarefas simples do dia a dia, como usar um celular, digitar ou até mesmo ligar um carro.
Para identificar a tendinite de De Quervain, é importante observar os hábitos diários e se há dor na base do polegar que se estende até a ponta do dedo. Além disso, é possível realizar dois testes clássicos, o primeiro é segurando o polegar e fazendo o movimento de tirar o leite da vaca, e o segundo é deixando o polegar apontando para cima e tentando empurrá-lo para baixo, sentindo a dor na região.
Para tratar essa condição, é importante procurar um profissional de saúde, realizar outros exames e seguir as orientações, além de fazer massagens e exercícios leves que ajudam a aliviar a dor, como mobilizar a articulação na base do polegar, mexer e massagear essa região, além de fazer exercícios para o nervo radial.
É fundamental também observar os hábitos que levaram à tendinite, como reduzir o uso excessivo do celular e digitar com mais cuidado, utilizando até mesmo canetinhas para digitar. Acompanhamento médico e orientação de um fisioterapeuta são essenciais para um tratamento efetivo e para garantir a qualidade de vida do paciente.
Fonte: Tendinite De Quervain – Como aliviar em 3 minutos! por Dr. Alexandre Mota