Pular para o conteúdo

Conheça os estágios do glaucoma e saiba identificá-los


Olá, bem-vindos ao Papo Glaucoma! Eu sou Samantha Vasques, oftalmologista especialista em glaucoma. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber os meus vídeos semanais. No vídeo de hoje, eu vou contar para vocês quais são os estágios do glaucoma e ensinar como você pode identificar o seu.
Conhecer o estágio do seu glaucoma é essencial para determinar a melhor opção de tratamento disponível e também o valor ideal da sua pressão ocular. Por exemplo, glaucomas iniciais geralmente podem ser tratados com colírios, obtendo controle com pressões em torno de quinze ou dezesseis, enquanto glaucomas mais avançados muitas vezes precisam de cirurgia e só estabilizam com pressões bem baixinhas em torno de dez ou doze.
Mas antes de eu te contar mais sobre os estágios do glaucoma, não esqueça de deixar seu joinha aqui embaixo nesse vídeo, porque a sua curtida é muito importante para me ajudar a produzir cada vez mais vídeos e não custa nada. Então, vamos lá!
Como é que nós determinamos se um glaucoma é inicial, moderado ou avançado? Bem, a primeira coisa que eu preciso dizer para vocês é que não existe bom senso nessa classificação de glaucoma entre os oftalmologistas. Existem várias classificações diferentes, e cada oftalmologista pode adotar uma diferente. O que eu vou falar aqui para vocês é baseado na classificação que eu mais gosto, a classificação que eu uso no meu dia a dia com os meus pacientes, e muitos oftalmologistas usam também essa classificação. Mas pode ser que a sua oftalmologista use uma classificação diferente disso que eu vou te falar.
Essa classificação que eu uso é baseada no resultado do seu exame de campo visual. O campo visual é o exame que testa a nossa visão periférica. Se você ainda não conhece o campo visual, eu vou deixar aqui o link para o vídeo que fala sobre esse exame.
Vamos então começar falando sobre o glaucoma inicial. O glaucoma inicial é aquele em que o exame de campo visual é totalmente normal. Isso quer dizer que quem tem glaucoma, mas ela não tem nenhuma perda de visão detectável pelo glaucoma. Nesses casos, o glaucoma é detectado pelo exame de OCT antes que afete o campo visual.
Mas como é que pode a pessoa ter glaucoma e o campo visual se normal? Bom, o que acontece é que tudo no nosso corpo é muito bem planejado, e a gente tem uma reserva de neurônios no nosso nervo óptico. Eu já contei aqui para vocês várias vezes em outros vídeos que o glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico, que faz a comunicação dos nossos olhos com o nosso cérebro para gente poder enxergar. E o que o glaucoma causa é a morte dos neurônios desse nervo. Só que nós temos uma reserva desses neurônios que gira em torno de vinte a trinta por cento. E quando a gente perde neurônio dentro desses vinte a trinta por cento, isso ainda não afeta a nossa visão. Então, quando a pessoa tem um glaucoma inicial, isso significa que ela perdeu alguns neurônios que compõem essa reserva, e isso pode ser detectado pelo exame de OCT, mas o campo visual ainda é normal.
Quando o seu campo visual já apresenta a alteração, isso significa que seu glaucoma já é pelo menos moderado ou avançado. E como é que a gente faz essa diferenciação? A gente divide o exame de campo visual em algumas regiões que eu vou mostrar para vocês no esquema aqui do lado.
A gente divide o nosso campo visual ao meio em dois campos: a parte de cima da visão, que é o campo superior, e a parte de baixo da visão, que é o campo inferior. E a gente divide também uma região central do campo visual, porque essa região central aqui é a região mais importante da nossa visão. É onde a gente tem maior nitidez de visão.
Quando o exame de campo visual apresenta alteração em somente um campo, ou seja, tem alteração só na metade de cima ou tem alteração só na metade de baixo e essa alteração não afeta a região central da visão, a gente chama isso de um glaucoma moderado. Agora, quando o campo visual apresenta alteração nos dois campos, ou seja, tem alteração em cima e embaixo, ou então quando tem qualquer alteração, mesmo que pequena, na área central da visão, a gente já classifica esse glaucoma como um glaucoma avançado. Porque são alterações que afetam mais as atividades do dia a dia. É uma perda de visão mais significativa e mais sensível. Se a pessoa tem mais dificuldade quando tem esse tipo de alteração no campo visual.
Eu sempre digo aqui para vocês que classicamente o glaucoma é uma doença que afeta a visão de fora para dentro. Mas isso é o que acontece na maioria dos casos. Não é assim com todo mundo. Tem pessoas que, mesmo no começo da doença, já têm alteração na visão central. E essas pessoas elas têm perda de visão mais significativa, porque essa região central é tão importante na nossa visão. Então, os casos em que acontece a alteração de visão central mesmo que no começo da doença, nós já classificamos e tratamos como glaucoma avançado.
Agora vale lembrar que nem sempre o glaucoma tem um estágio nos dois olhos. É muito comum o paciente ter um glaucoma moderado em um olho e um glaucoma inicial no outro. E nós classificamos cada olho individualmente. O glaucoma é uma doença que tipicamente é bilateral, ou seja, afeto de dois olhos, mas ele é assimétrico. Isso quer dizer que um olho costuma ser pior do que um outro olho. Então, a classificação ela é uma classificação de cada olho.
Agora que você já sabe o estágio do seu glaucoma, isso vai te ajudar a conversar com a sua oftalmologista e escolher a melhor forma de tratamento para o seu caso. Me conta aqui nos comentários qual é o estágio do seu glaucoma em cada olho e qual o tratamento que você está fazendo. Se tiver alguma dúvida, é só mandar. Que sempre que eu posso, eu respondo todas as perguntas. Mas não esqueça de me ajudar com aquela curtida e de se inscrever no canal para receber os meus vídeos semanais. Até a próxima!
Fonte: Quais são os ESTÁGIOS do glaucoma? – SAIBA O SEU! por Papo Glaucoma