Pular para o conteúdo

Doenças autoimunes: Lista das mais comuns e seus sintomas


Hoje eu vou falar sobre as doenças autoimunes, as seis mais comuns. Dando sequência aos vídeos iniciais que definem o que é a doença autoimune, que é quando o corpo ataca a si próprio, e quais são seus principais sinais e sintomas, hoje vou falar de Artrite Reumatoide, Lupus Eritematoso Sistêmico, Diabetes tipo 1, Tireoidite de Hashimoto, Doença de Graves e Doença Celíaca.
Eu sou o Dr. Nivaldo Teles, neurocirurgião especialista em coluna e dores crônicas. A primeira delas é a Artrite Reumatoide, que ocorre quando o sistema imunológico ataca as articulações, principalmente as das falanges das mãos, punho, cotovelo, joelho, quadril e tornozelo. Também é comum atingir a articulação da coluna cervical. A partir do momento que ocorre esse ataque, começa a correr uma inflamação na região e dores. À medida que vai perpetuando, essas inflamações e dores vão causando desgastes, erosões nos ossos e deformidades, levando à incapacidade para as pessoas.
A segunda doença autoimune mais comum é o Lupus Eritematoso Sistêmico, que causa uma produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico. Esses anticorpos têm afinidades por alguns órgãos do nosso corpo, principalmente pele, articulações, rins e pulmões. Também pode acometer o coração e o cérebro, causando sintomas como cansaço, fadiga, fraqueza, perda de peso, dores musculares e nas articulações, além da febre e dores em geral.
A terceira doença autoimune mais comum é a Tireoidite de Hashimoto, que ocorre quando o sistema imunológico começa a atacar a glândula tireoide, causando a diminuição da produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4. Essa glândula é importantíssima para manter o nosso metabolismo e a medida que você vai atacando a glândula, diminui a produção dos hormônios, o T3 e o T4, levando a sintomas como cansaço, fadiga, falta de energia, ganho de peso fácil, intolerância ao frio, unhas fracas, cabelos frágeis, quebradiços e com queda, sonolência, prisão de ventre, alteração da libido e outros sintomas.
Já a quarta doença autoimune mais comum é a Doença de Graves, que também ataca a tireoide, mas o quadro clínico é o contrário do hipotireoidismo, pois ocorre um aumento do metabolismo e da produção dos hormônios da tireoide, levando aos sintomas de aceleramento do coração, que são a taquicardia, irritabilidade, perda de peso rápido, além da aumento do trânsito intestinal e de intolerância a lugares quentes.
A quinta doença autoimune mais comum é o Diabetes tipo 1, que geralmente acontece quando há um ataque nas células Beta do pâncreas, que são as produtoras de insulina. A partir do momento que destrói essas células, não mais conseguimos produzir a insulina e isso leva a sintomas variados, como sede frequentes, aumento da fome e do apetite, perda de peso, fadiga e mal-estar geral.
Por fim, a sexta doença autoimune mais comum é a Doença Celíaca, que ocorre quando o nosso sistema imunológico ataca o nosso intestino devido à ingestão de glúten. Isso causa uma série de sintomas no nosso intestino, como diarreia, distensão abdominal, cólicas abdominais e pode levar a outros sintomas se não for tratada adequadamente.
Essas são as principais doenças autoimunes que afetam muitas pessoas no mundo todo e é muito importante estar atento aos sintomas e tratamentos adequados para controlá-las e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.
Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre essas doenças, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos.
Fonte: LISTA DAS DOENÇAS AUTOIMUNES MAIS COMUNS por Dr Nivaldo Teles