Pular para o conteúdo

Tratamento de Rosácea: Novidades e Estratégias Efetivas

Congresso Brasileiro de Dermatologia: Cosmecêuticos para tratamento de Rosácea

Olá pessoal! Vamos começar nossa semana trazendo mais atualização e novidades do Congresso Brasileiro de Dermatologia. Eu sou a doutora Caroline Españhol, médica dermatologista, e hoje vamos falar a respeito de cosmecêuticos utilizados atualmente no tratamento de Rosácea.

Para que os produtos destinados ao tratamento da Rosácea tenham ação efetiva, é importante incluir na sua formulação ingredientes que ajudem no cuidado da pele sensibilizada e com essa doença.

Existem quatro principais ingredientes que esses produtos não devem conter: perfume, esfoliantes, tônicos e adstringentes.

Quando se trata da limpeza das peles com Rosácea, é importante usar produtos sindet, que são os limpadores livres de detergente ou livres de sabão. Algumas opções desses produtos são o Nutrel Gel de Limpeza da Bioderma e o Hidradip Gel de Banho da Profuse.

Na linha dos filtros solares, é preferível optar pelos hidratantes minerais ou físicos, pois os outros tipos podem causar uma piora brusca da Rosácea.

Além disso, é importante procurar hidratantes destinados para Rosácea que sejam livres de perfume, não irritantes e efetivos na redução da perda de água da pele, evitando o efeito ‘flare-up’ ou a piora brusca da doença.

Três agentes botânicos interessantes que podem ser usados em hidratantes para Rosácea são a Ginkgo Biloba, o Chá Verde e a Alantoína. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e de melhora na cicatrização da pele.

Na composição dos produtos, é importante prestar atenção nas propriedades destes ativos para saber se são efetivos no tratamento da Rosácea.

Espero que essas informações tenham sido úteis. Até o próximo vídeo!

Fonte: O que há de novo e o “velho” que funciona na ROSÁCEA por Dra Caroline Hespanhol – Dermatologia & Saúde