Pular para o conteúdo

Fístula Retovaginal: Recorrência e Prevenção.


Olá amigos,
Recebi uma pergunta aqui no canal de uma pessoa que operou de fístula reto-vaginal e quer saber a possibilidade dessa fístula voltar a longo prazo.
Antes de mais nada, eu sou o doutor Marcelo Werneck e gostaria de pedir que curtam o vídeo para me ajudar a produzir mais conteúdos para vocês.
A fístula reto-vaginal é uma comunicação patológica entre a região do reto e a vagina, e não deveria existir. Existem vários motivos pelos quais isso pode acontecer, desde uma consequência de um câncer que cresceu e fez essa comunicação até procedimentos, como cirurgias de reto ou cirurgias vaginais, que podem levar a essa comunicação.
Além disso, a fístula reto-vaginal pode ser uma consequência da radioterapia e braquiterapia, que são tratamentos muitas vezes empregados em cânceres pélvicos.
Depois que a fístula reto-vaginal se forma, se ela for uma fístula por câncer, esse câncer tem que ser tratado. Agora, se ela for uma fístula benigna, uma consequência de alguns procedimentos, como a radioterapia, por exemplo, essa fístula deve ser tratada. Uma vez que ela é tratada, faremos um reforço e fecharemos aquela fístula, acabando com aquela comunicação.
Pelo relato enviado, temos 15 dias da cirurgia. 15 dias ainda é uma fase muito precoce, ou seja, a região está cicatrizando. Só que ele tem que adquirir resistência ainda. Não dá nem para saber se aquela região vai cicatrizar bem. Mas depois de ocorrer essa cicatrização, a longo prazo, o risco de voltar é menor.
O maior risco da fístula recidivar vai ser durante essa fase de aplicação inicial. E o nosso organismo, a cicatrização, ela tem várias fases. Então, nós temos uma fase inicial que é uma fase que tem uma inflamação local, o que ainda dói a ferida. E ela vai progredindo, virando uma fase que já não dói.
Depois que passa essa fase inicial, ainda tem uma fase que a gente considera que a ferida ainda não está madura, não está cicatriz completa. Esse período pode durar até seis meses. Então, depois de seis meses, a gente considera que a cicatriz já está madura. Isso para vocês terem uma noção de que, naquela cicatriz de pele, a gente vai notar uma fase inicial, a ferida no momento tem uma cor mais vinho, depois ela vai ficando mais rosada, e quando ela adquire aquela cor branca, estrada de cicatriz, aí a gente considera que ela já está madura.
Então, assista a fístula reto-vaginal. Depois que chegou nessa fase de estar madura, a chance dela voltar é mínima, porque o processo já se concluiu. Mas até esse período, a pessoa tem que ter paciência, tem que esperar e cuidar muito bem, seguindo as orientações do cirurgião. É importante ter uma boa higiene e uma alimentação adequada. Além disso, não deve ter relações sexuais durante o período de cicatrização, porque senão vai forçar aquela ferida, prejudicando a cicatrização.
Espero que tenha dado para entender. Se você entendido tudo direitinho, curta o vídeo e inscreva-se no canal. Até a próxima!
Tchau!
Fonte: Fístula retovaginal pode voltar? por Dr. Marcelo Werneck