Pular para o conteúdo

Catalepsia: Entenda o que é e seus sintomas


Catalepsia: O que é e como tratar? | Clínica Regenerate

Catalepsia: O que é e como tratar?

Por William Rezende do Carmo, médico neurologista fundador da Clínica Regenerate

Se você quer saber mais sobre o que é catalepsia, a condição da falsa morte, continue lendo este artigo.

A catalepsia, também conhecida como catatonia, é uma condição na qual os músculos do corpo ficam paralisados e rígidos com uma rigidez tão intensa que pode lembrar uma pessoa que está morta. Isso pode causar a impressão de que a pessoa está morta, quando na verdade está consciente e pode permanecer assim o tempo todo, porém totalmente paralisada pela catatonia ou pela catalepsia. Essa condição é uma condição neurológica que está presente em doenças neurológicas e doenças psiquiátricas.

A catalepsia está associada a doenças como a doença de Parkinson, epilepsia, doenças psiquiátricas, intoxicação por medicamentos, medicamentos que causam um certo tipo de parkinsonismo como haloperidol ou abstinência de medicamentos e substâncias, como a cocaína ou a ketamina – que pode ser utilizada até como medicamento antidepressivo e também é utilizada como droga recreativa.

Apesar de serem apenas relatos anedóticos, há pessoas que alegam conseguir através de hipnose deixar outras pessoas em estado de catalepsia. No entanto, ainda não há fontes confiáveis sobre isso.

A pessoa desenvolve a catalepsia ao longo da vida através de alguma doença que possa propiciar a isso. Algumas pessoas têm alguma predisposição genética para desenvolver. Hoje, sabe-se que as pessoas que têm catalepsia têm uma menor atividade do receptor gaba e do dopaminérgico de 2 (um receptor onde os medicamentos como ao sol, por exemplo, agem). Além disso, têm uma maior atividade no receptor nmda.

Apesar de ser algo muito raro hoje em dia, ainda há relatos sobre pessoas serem enterradas vivas em séculos passados, pelo simples fato de que a medicina era mais limitada e os médicos não conseguiam averiguar se a pessoa estava realmente morta ou em estado de catalepsia.

A catalepsia tem tratamento, mas vai depender totalmente da causa subjacente. O tratamento visa tratar a doença que está causando a catalepsia. por exemplo, se for de uma síndrome parkinsoniana e a pessoa estiver sem medicamentos dopaminérgicos, pode-se administered medicamentos que estimulam os receptores dopaminérgicos e a pessoa sai daquele estado. Em caso de intoxicação por medicamentos, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem gástrica ou alguma antídoto, em caso de overdose.

A catalepsia pode afetar a vida da pessoa, especialmente se ela acabar vivendo sozinha e não tiver outras pessoas para auxiliá-la caso entre nesse estado de imobilidade.

O conhecimento sobre a catalepsia é importante para ajudar as pessoas a terem uma melhor compreensão sobre essa condição neurológica tão peculiar. Se você gostou deste artigo, compartilhe com outras pessoas que também têm interesse no assunto.

Fonte: Catalepsia – O Que é Catalepsia por Regenerati – Dr. Willian Rezende