Pular para o conteúdo

Como evitar ptose após a aplicação de toxina botulínica – Dra. Cynthia Ayala

Como fazer a aplicação de toxina botulínica sem causar ptose palpebral?

Olá, pessoal! Tudo bem? Meu nome é Da META e eu sou dentista, trabalho com estética e aplicação de toxina botulínica e preenchimentos. A ideia de criar este canal é justamente para conseguir responder algumas dúvidas que eu vejo que são um pouco recorrentes com os alunos e com as pessoas que começam a fazer uma aplicação de toxina botulínica.

Eu acredito que o principal problema e o maior medo é realmente causar uma ptose palpebral, que é quando acontece de a sobrancelha sair da posição original e ninguém enxerga em você deixando seu paciente assim. Então, vou lançar a minha auxiliar de consultório para conseguir fazer a marcação nelas e vocês poderem ter acesso sempre que necessário.

Passo a passo da aplicação

A primeira coisa que você tem que fazer é olhar o paciente bem de frente e localizar a linha da população negra. Não tenho vergonha de marcar, eu até hoje marco. Eu acho que quando a gente começa a negligenciar alguns passos, é como os erros, como começam e têm maior probabilidade de acontecer.

Depois de marcar a linha da sobrancelha (linha B), a gente tem que mais ou menos colocar e imaginar como se fosse um centímetro e meio acima da sobrancelha, coloca o dedo e faz a marcação. O apoio de Dunga faz a massagem nesta região que é a região de recebimento da maior parte da musculatura. De preferência, não aplicar a toxina nessa região. Além disso, também não adianta a gente fazer a região dos olhos na hora de fazer a glabela e a inclinação da injeção ser ao contrário ou entrar muito nessa linha que a gente não quer de forma alguma fazer com que a toxina entre. Está na hora de cuidar a angulação da aplicação da injeção, ela nunca pode ser para baixo nem ultrapassar essa linha da pupila. Mulher geralmente quer ver um pouquinho de sobrancelha. Uma das características da beleza feminina é a distância entre canto do olho e o começo da sobrancelha. Quando a gente consegue fazer isso, a aparência fica com um olhar mais jovial, mais marcado, mas mais jovem.

Quando a paciente já tem uma sobrancelha elevada ou é homem, a gente já não quer correr o risco de fazer a elevação da sobrancelha. Aí sim nós fazemos uma marcação depois da linha da pobreza. Ela seria mais ou menos no centro de existir. Nos cuidados também, que a gente tem que ter para evitar a queda da sobrancelha, é não usar uma agulha muito longa e no momento colocar na região da glabela, essa agulha pode passar da linha da fila. A gente tem que colocar uma agulha menor e cuidar também angulação da aplicação da injeção, nunca colocando em direção ao olho, porque a proteína tem uma área de dispersão de mais ou menos dois a três centímetros, como se fosse uma moeda. Quanto maior a diluição, maior dispersão também. Em alguns locais onde a gente não quer que haja dispersão, o ideal seria a gente por apenas a toxina e menor quantidade de soro possível.

Por exemplo, quando eu vou fazer para tratar bruxismo, é preciso preferencialmente isolar até o final a área. A diluição especificamente, vamos falar sobre em outro momento, mas eu estou só dando a sugestão para vocês. Quando arriscamos, destaque aproximado demais, a toxina conclui em menos quantidade de líquido. Então, por exemplo, numa certa como eu estava falando eu quero aliviar o bruxismo, mas ao mesmo tempo quero evitar que essa toxina chegue a algum músculo do sorriso e mude o sorriso perfeito. Nesse local, eu vou diluir a toxina na quantidade (menor).

Lembrando que são pequenos e mínimos detalhes muitas vezes que a gente acaba na correria no dia-a-dia do consultório que a gente né nosso tempo é super acertado que está sempre tentando fazer um bom trabalho, mas ao mesmo tempo nós estamos no consultório né para ganhar dinheiro, então tempo também é dinheiro. Só que são pequenos detalhes que muitas vezes a gente pode negligenciar, levar ao fracasso da nossa aplicação e mostrar do paciente.

Lembrando que tudo que você é antes da aplicação, o paciente vai entender. Então, mostrar ao paciente qualquer simetria de partida anterior já, que muitas vezes o paciente nunca percebeu isso e no momento em que ele faz a aplicação de toxina e começa a se olhar no espelho para ver o resultado do que ele é, a ninguém havia percebido começa a perceber que tem alguma assimetria de infarto e morte pode acontecer. Então, tudo que você poder explicar antes do ocorrido, o paciente pode achar que foi infelizmente uma desculpa, né e a gente acaba muitas vezes esquecendo algumas coisas no dia-a-dia do consultório.

A ideia é a gente não dar uma aula, é só responder algumas eventuais dúvidas. Eu super aceito sugestões do que vocês gostariam que de repente eu falasse. Convido a todos a seguir meu canal do YouTube e minhas redes sociais. No meu Instagram (@demetaestetica), eu tô me achando muito este tipo de canal e nas redes sociais também no meu Esthetic Center (@demetaesteticacenter) em Indaial. E a página do consultório da série de eventos todos vocês participando comigo. Sempre que possível voltar, eu vou estar tentando ajudar vocês a responder às eventuais dúvidas. Obrigada pela atenção de vocês todos minutos que vocês ficarão aqui acompanhando e até uma próxima vez.

Fonte: Dicas para evitar ptose na toxina botulinica – Dra Cynthia Ayala por Cynthia Ayala