Pular para o conteúdo

Identificando os primeiros sintomas do tumor cerebral de maneira precoce.


Bem, pessoal, como descobrir um tumor cerebral de forma precoce? Essa é uma pergunta muito comum que recebo no consultório, e aqui, às vezes, nos comentários, porque alguém descobriu que tem tumor cerebral ou está com medo de ter porque tem uma história familiar ou começou a ter os sintomas.
Então, vou explicar como é que se descobre cedo um tumor cerebral e se existem alguns screen ou teste que você pode fazer, caso tenha uma história familiar de tumor cerebral.
Primeira coisa que você tem que entender é que os tumores cerebrais, na maioria das vezes, são doenças esporádicas. Quando alguém fala em tumor cerebral, é uma gama de doenças completamente diferentes, desde tumores benignos mais comuns como os meningiomas e os neurinomas do ouvido, até os gliomas de alto grau, que são os mais malignos.
Existem exceções, como algumas mutações genéticas, mas são muito raras. Geralmente, quando a pessoa tem esse tipo de mutação, ela apresenta outros tipos de tumores associados.
Então, na grande maioria das vezes, não existe screening, ou seja, algum tipo de exame específico que você possa fazer só porque um familiar seu teve um tumor cerebral.
Os tumores cerebrais esporádicos normalmente apresentam sintomas. Sempre perguntam em consulta: “o que que eu tenho que ficar atento?”.
Sintomas como dor de cabeça, por exemplo, é muito comum, muita gente tem. Mas se a dor de cabeça é nova, se ela mudou o padrão, se vem associada com alguma fraqueza e angústia do corpo, se vem associada a crise convulsiva, se vem associada com piora da visão, visão dupla, dificuldade de fala, de andar, enfim, uma dor de cabeça com algum sinal focal, é sim necessário fazer um exame de imagem para descobrir o que está acontecendo.
Para descobrir precocemente um tumor cerebral, você tem que estar atento ao seu corpo. Se você tem algum sintoma novo, caso tenha, aí sim o médico vai fazer o exame, que é o modo-érase ressonância.
A ressonância é o melhor exame para descobrir os tumores cerebrais. Normalmente, o exame específico que o médico vai pedir é uma ressonância com contraste. Esse contraste geralmente ajuda a melhorar a visualização do tumor.
Espero ter ajudado e não fique desesperado se você ou algum familiar tem ou teve tumor cerebral. Isso é raro ter mutações que causam isso e na maioria das vezes são coisas esporádicas.
Lembre-se de que a prevenção é a melhor forma de cuidado. Sempre que estiver com algum sintoma diferente do habitual, procure um médico.
Fonte: TUMOR CEREBRAL: COMO DESCOBRIR CEDO? PRIMEIROS SINTOMAS? por Julio Pereira – Neurocirurgião