Pular para o conteúdo

Tudo sobre Tétano em Gravatá – PE no Programa Revista do Campo da Rit TV

O que é o Tétano?

O Tétano é uma doença provocada por bactéria. A contaminação ocorre quando o intestino do animal está em desequilíbrio, provocando a eliminação dos microrganismos responsáveis pelo tétano por meio das fezes. Através dessas fezes, ele contamina objetos. Nesse caso, se o animal se perfurar ou levar qualquer tipo de lesão a partir de um objeto contaminado, ele pode adquirir o Tétano.

O Tétano pode contaminar diferentes animais, mas os cavalos são mais vulneráveis. A anatomia do sistema digestivo do equino faz com que ele elimine um número considerável de bactérias por meio das fezes, nesse caso o ambiente pode ser contaminado com mais facilidade.

Sintomas do Tétano em cavalos

A única forma de perceber a doença é com a observação dos sintomas. Os sintomas do Tétano não são caracterizados principalmente pela ANP, por espasmos musculares. A toxina tatanka afeta principalmente a musculatura, e o animal fica em rigidez, onde ele se apresenta com os ecohinos ficando em posição de cavalete, a cauda dele, por causa da contração muscular, fica em bandeira, em posição de cauda de bandeira, e há uma protrusão da terceira pálpebra do animal. Ele também fica super sensível, hipersensível a estímulos. Então, esses sintomas juntos caracterizam bem o animal com Tétano.

Como prevenir o Tétano em cavalos?

O Tétano provoca a morte de 90% dos animais contaminados. Isso acontece porque a doença pode matar o cavalo em até três dias, e o custo com tratamento muitas vezes não compensa para o pecuarista. Os medicamentos que combatem o Tétano têm um custo muito elevado, e por isso é difícil a doença ser devidamente tratada. Isso provoca um prejuízo significativo à criação de cavalos.

A vacinação é o método mais eficaz de prevenção. Então, os animais devem ser vacinados anualmente para que a probabilidade de incidência de Tétano seja de 95%. No caso das fêmeas e dos animais recém-paridos, o procedimento é o mesmo. Os animais recém-nascidos já devem receber a vacina, pois a mãe deve ter recebido esta vacina para que, via colostro, ele receba e fique protegido quando pequenininho.

Fonte: Matéria Tétano ( Gravatá – PE ) Rit TV ”Programa Revista do Campo” por Tony Vasconcelos