Pular para o conteúdo

Características e Funcionalidade da Dislexia – Guia Completo

E ele se esforça, ele copia tudo da lousa, mas ele não consegue na hora de escrever. Ele escreve o que ele quer, mas não consegue ler o que ele escreveu. Bom, então ele repete sempre as mesmas letras, ou é sempre o b, ou é sempre o h, é sempre o o, sempre o ar, aquilo… Para ele, ele está escrevendo ótimo, mas é uma dificuldade específica da área da leitura e da escrita, diretamente ligada ao processamento da informação.

No caso da dislexia, a informação registrada pelo cérebro deve ser codificada de maneira que possa se atribuir um significado àqueles símbolos. Mas esse processamento mental no caso da dislexia está prejudicado ou interrompido. Quando se trata de uma dislexia, as áreas responsáveis pela identificação das letras e pelo significado das palavras apresentam problemas neuroquímicos e são bem menos ativadas.

Para compensar isso, a parte frontal e até a do lado direito do cérebro são bem mais ativadas. A escrita da palavra exige a identificação dos símbolos gráficos, a forma de organização desses símbolos gráficos para compor a palavra e a atribuição do significado aquele grupo de símbolos que representam uma determinada palavra, uma determinada ideia.

No processamento dos símbolos gráficos que serão agrupados para formar a palavra existe um fator aí na decodificação da informação que interfere de maneira que não haja uma constância na construção mental daqueles símbolos. Isso significa que a pessoa vai escrever a mesma palavra 10 vezes de forma diferente. As letras que elege para compor aquela palavra são diferentes e não existe um princípio associativo que a faça usar sempre o mesmo a mesma representação gráfica para compor uma palavra que seja escrita com aqueles símbolos.

Se a pessoa for escrever jardim, ela vai escrever jardim com g, com j, com f, com v, com te. Não haverá um padrão e nem uma hipótese cognitiva que justifique a escolha que foi feita para escrever a palavra jardim com aquela letra ou com aquelas letras.

Fonte: DISLEXIA – Características e Expressão Funcional por Nadia Bossa