Pular para o conteúdo

Valva mitral: características do modo unidimensional.

Válvula Mitral: Aspects Importantes

Olá pessoal! Hoje vamos discutir alguns aspectos importantes sobre a válvula mitral. Nós sabemos que a válvula mitral é a válvula que conecta o átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo no corte longitudinal. Vamos identificar a válvula mitral e vamos colocar o cursor do moto unidimensional na direção do movimento de abertura da válvula e vamos encontrar esse aspecto. Observe que a cúspide anterior apresenta uma movimentação anterior e a cúspide posterior uma movimentação posterior. A cúspide anterior se movimenta como se fosse uma letra “M” enquanto a cúspide posterior não se movimenta como se fosse uma letra “W”.

Existem alguns pontos que são importantes a serem estudados nessa válvula. Observe que o ponto F zero é o ponto que a válvula mitral se fecha. O ponto de zero é o ponto que a válvula mitral se abre. O ponto é o ponto de discussão máxima da válvula mitral durante a fase histórica. Isso equivale à fase de enchimento rápido. Observe o ponto F zero e a contração atrial. A onda A nada mais é do que a contração atrial. Observe que existe um espaço livre direto entre os pedículos anterior e posterior. Isso significa que, a partir do momento que a válvula se abre, esse espaço livre nada mais é do que o sangue que passa do lado esquerdo para o ventrículo esquerdo.

Observe que os segmentos E e F são marcadores da função sistólica ventricular. É nesse momento que a sístole acontece. Geralmente, quando a função sistólica do ventrículo esquerdo é boa, esse segmento CF apresenta essa forma de rampa de ascendência lenta. Nos ventrículos com disfunção, geralmente essa rampa CF é horizontalizada. Temos a conhecida velocidade E, que é a velocidade que abre a válvula. E temos a velocidade A, que é a velocidade que fecha a válvula. As velocidades E devem ter valores normais de 14 a 41 cm por segundo, enquanto a velocidade A não deve ultrapassar 25 cm por segundo.

Essa rampa CF é muito importante, pois na estenose mitral de etiologia reumática, essa rampa CF é de alta velocidade, geralmente ultrapassando 35 cm por segundo. Essa rampa CF é também muito utilizada no dia a dia, ela pode nos ajudar a avaliar a função diastólica, principalmente, identificar aquelas alterações do relaxamento ventricular. Essa rampa CF deve ter velocidades acima de sete centímetros por segundo. Observe que a distância conhecida como distância E ponto E pode nos ajudar a identificar ventrículos que aumentaram de tamanho. Bastante cuidado nesse momento, porque uma distância E ponto E acima de 0,7 não significa dilatação do ventrículo e sim apenas o aumento da cavidade ventricular esquerda.

Patologias como a regurgitação mitral grave, regurgitação aórtica grave, persistência do canal arterial e comunicação interventricular podem fazer o ventrículo crescer com função preservada. Porém, essa distância E ponto E quando tem valores acima de 2 cm, define disfunção sistólica e geralmente estão relacionadas com a fração de ejeção abaixo de 30%.

Um grande abraço!

Fonte: MODO UNIDIMENSIONAL DA VALVA MITRAL por Ronaldo Rodrigues