Pular para o conteúdo

Asma infantil: sintomas e cuidados para evitar crises.

Música

Hoje nós vamos falar sobre asma infantil, uma doença respiratória que atinge cerca de 20% das crianças. Os pais precisam ficar atentos aos sintomas, que podem ser confundidos com gripe ou resfriado.

Hoje é dia de consultas à Helena, que tem três aninhos. Ela precisou visitar o pediatra porque está com um probleminha respiratório. A menina tem asma e as complicações têm o momento certo para aparecer, quando viram o tempo, ela já vira. Também, ela começa a tossir e tem febre.

De acordo com o pediatra, a asma, que também é conhecida como bronquite asmática, atinge em média 20% das crianças. A doença pode surgir em qualquer fase da infância. A asma é fundamentalmente uma doença inflamatória. Há inflamação nos brônquios e também a inflamação da mucosa que reveste por dentro e junta catarro. Então, dificulta muito a entrada do ar. Essa é a hora. Isso é claro que o ambiente que se estimula essa informação. Além do tratamento, todo cuidado é pouco com as crianças que têm asma. É por isso que os pais precisam tomar uma série de cuidados para evitar que elas tenham crises respiratórias.

Aqui no quarto do Henrique, por exemplo, não tem cortina e a mãe dele se preocupa bastante para que ele não tenha complicações. Na Taís fala para mim o que mais não pode ter perto do enredo não pode ter cortina isso de pelúcia tapetes, por exemplo, esse tapete de um tapete emborrachado que não junta poeira é um tapete fácil de lavar. Quem está limpando o quarto dele e toda a casa todos os dias com água no máximo álcool, que tem o cheiro também irrita as vias aéreas é distinta muito cuidado. O Henrique tem dois anos de idade e a asma foi diagnosticada aos seis meses de vida. Hoje, a bombinha e vários medicamentos fazem parte da rotina do menino, igual a maioria das crianças com a doença.

O clima influencia e muito na saúde do Henrique. Por isso, a mãe não pode descuidar. “A gente tenta fazer de tudo pra não chegar na crise totalmente dita, então tenta os medicamentos, mas nem sempre ajuda. Inclusive, dessa vez ele teve que entrar no antibiótico.”

Asma não tem cura, mas pode ser controlada. Para evitar a fumaça do cigarro, principalmente, não varrer a casa, passar para mim no piso e os móveis. Não têm tapetes e cortinas. Não ter sofá de ter sido, não aplicar inseticidas, não tem brinquedo de pelúcia. Evitar a umidade, certo? Então, até o uso desses umidificadores para o asmático está contra indicado.

Fonte: Asma infantil atinge milhares de crianças e sintomas podem ser confudidos por SBT no interior