Pular para o conteúdo

Primeiros socorros para mordida de cachorro.


Olá! Seja bem-vinda ao “Fechado com Segurança”. Eu sou Isadora Tolentino e neste vídeo vamos falar sobre o que fazer se você for mordido por um cachorro. A raça do cachorro que me mordeu foi um Shar-Pei e doeu muito. Tirei fotos dos dias seguintes para mostrar como a mordida evoluiu. Hoje em dia, é importante esclarecer algumas dúvidas com minha experiência.
Os primeiros socorros são cruciais nessa situação para evitar complicações. Se a ferida for grande, pode ocorrer uma infecção forte e generalizada, o que pode levar à morte. Por isso, vou mostrar os passos que devem ser tomados.
Ao ser mordido por um cachorro, o primeiro passo é lavar o local rapidamente com água e sabão neutro. Isso porque existem micro-organismos nocivos à saúde na boca do animal, podendo haver possíveis complicações. O vírus da raiva possui uma cápsula gordurosa em sua volta e o sabão neutro, sendo desengordurante, consegue destruir essa cápsula impedindo muitas vezes que ele entre na corrente sanguínea. Por isso, há necessidade da assepsia do ferimento.
Outra coisa muito importante é não tampar a ferida, para ter ventilação. A bactéria que aloja no ferimento é muito provável que caia para a corrente sanguínea, podendo dar início a uma infecção forte e generalizada. Além disso, é importante estar em dia com a vacinação da raiva, pois uma das bactérias que podem estar na boca do cachorro é a que transmite tétano.
O SUS possui protocolos rápidos quando acontece esse tipo de acidente, e é imprescindível ir o mais rápido possível para o atendimento para que eles façam os procedimentos adequados. Dependendo da extensão da lesão, é necessário, independente da situação do cachorro, tomar doses da vacina contra raiva preventivamente. Somente o médico pode receitar conforme os protocolos.
Caso aconteça do cachorro apresentar um comportamento diferente, como morder mais pessoas, desaparecer ou vir a óbito durante um período, a Zoonose tem o papel de observar. Faz-se necessário que a vítima retorne ao atendimento médico para seguir um tratamento de doses da vacina de raiva. Isso também faz parte para aquelas feridas mais leves e não houve a necessidade de tomar banho.
Particularmente, não precisei tomar a vacina de início porque, segundo protocolo médico, não foi necessário e também porque o cachorro que me mordeu é bem cuidado e não sai muito de casa. Observar também é importante.
Fonte: MORDIDA DE CACHORRO – Saiba o que fazer com o ferimento por FECHADO COM A SEGURANÇA