Pular para o conteúdo

Pressão alta e sal na comida: guia completo para prevenir e controlar.

Se você usa muito sal na comida sabedizer se o que está habituado a comer está apropriado e como controlar a ingesta de sal. Esse é um dos pontos importantes no tratamento da pressão alta, em um hábito assim incorporar mesmo em quem não tem esse problema e a disso que eu vou falar. E todo mundo está cansado de saber que a redução da ingesta de cloreto de sódio, o sal comum, faz parte das medidas para controle da pressão. O excesso de sódio no sangue retém líquidos e faz uma série de alterações nos rins e vasos que resultam no aumento da pressão.

Mas você sabia que não deve retirar por completo o sal da dieta? O sal é um composto em sua maior parte por sódio, um dos minerais mais importantes do organismo. O sódio tem diversas funções essenciais no corpo humano, participam do controle da quantidade de água corpórea, no equilíbrio do açúcar no sangue e faz parte de reações importantes do funcionamento dos músculos, cérebro e coração. Por isso, a recomendação é reduzir a ingesta de sal, mas não retirar por completo o sal da dieta.

Mas você sabe qual a quantidade de sal considerada a saudável? De uma forma geral, é recomendado a ingesta de dois gramas de sódio ao dia, o que equivale a 5 gramas de sal (1,5 colherinhas de chá rasas). O brasileiro, em média, consome aproximadamente três e meio a 5 e 6 gramas de sódio por dia, 9 a 12 gramas de sal, como praticamente o dobro. E o que podemos fazer para melhorar esses números?

A redução da dieta de sal realmente não é fácil e demanda dedicação no preparo e escolha dos alimentos, assim como no ajuste com tempo do paladar. Mas existem algumas dicas práticas para te auxiliar nessa mudança. Por exemplo, acredita que oitenta por cento em média do sal ingerido vem dos alimentos processados e ultraprocessados, embutidos como o salame, salsicha, linguiça e outros produtos como enlatados, biscoitos, pães industrializados, pipoca de microondas. Pois é, então evitá-los já ajuda bastante, não só prefira alimentos frescos preparados em casa com temperos caseiros.

Mas também se acostume a olhar o rótulo dos alimentos, preste atenção para quantidade de sal e conservantes e opte por aqueles que descrevem a menor quantidade possível de componentes processados. Retire também o saleiro da mesa e evite despejar o sal que sem nem ter experimentado a refeição. Outra coisa que ajuda muito é um momento do tempero dos alimentos. Use seus temperos naturais, abuse de ervas variadas frescas como salsinha, coentro (para quem gosta), sálvia, manjericão. O mesmo as ervas secas como orégano e o louro. Utilize alho, cebola e especiarias como pimenta, a páprica, açafrão, colorau e lembre-se do Limão. Aventura esses sabores, evitando o uso de temperos e molhos industrializados. Ketchup, mostarda, maionese, molhos prontos para salada também estão nessa lista e devem ser evitados. Sei que molho de soja faz parte da mesa de diversas culturas, procure usar com moderação e fique atento para escolher aquele com menor quantidade de sódio. Mais uma vez, olha o bom senso! E se preferir, dilua 3 medidas de shoyu e uma medida de água. Já reduza a quantidade de sal sem mudar tanto o sabor.

Seja responsável por aquilo que você come e serve para sua família, tenha escolhas saudáveis. E lembre, o que não pode são os excessos. Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda, Educação e Saúde, trazer informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar.

Fonte: PRESSÃO ALTA E SAL NA COMIDA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER! por DOUTOR AJUDA