Pular para o conteúdo

Três suplementos essenciais para pacientes com Parkinson.


Suplementos para pacientes com Parkinson – Doutora Mariana Moscovich

Suplementos para pacientes com Parkinson

Você ou um familiar tem Parkinson e deseja melhorar ainda mais a saúde? A neurologista especialista em estudos de movimento, Doutora Mariana Moscovich, recomenda três suplementos que são fundamentais para o dia a dia do paciente com Parkinson:

O primeiro suplemento recomendado é o cálcio. Mais de 90% dos pacientes apresentam osteopenia ou osteoporose, o que aumenta o risco de fraturas em caso de queda. A suplementação de cálcio é necessária em muitos casos, além de uma dieta adequada e exercícios físicos. O cálcio pode ser ingerido através de alimentos como verduras, leite e alimentos fortificados. É importante lembrar que pacientes que utilizam prolopa não podem tomar proteína, como leite, carne e ovo, no mesmo momento.

O segundo suplemento importante é a vitamina D. Ela ajuda no funcionamento do organismo, inclusive na saúde óssea. A vitamina D pode ser obtida através da exposição solar, mas muitas vezes é necessária a suplementação. A dosagem deve ser individualizada para cada paciente, e o ideal é que a vitamina D fique acima de 40. É importante ter acompanhamento médico e nutricional para evitar intoxicação por vitamina D.

Por último, o ômega 3 é importante para a saúde cerebral e mental do paciente com Parkinson. Ele pode ser obtido através de alimentos como peixes e sementes de chia, ou através de suplementos.

É fundamental conversar com o médico e nutricionista para obter uma dieta adequada e a suplementação correta para cada caso de Parkinson. O acompanhamento nutricional é importante devido à individualidade de cada paciente e comorbidades, como pressão alta e diabetes, que podem influenciar a dieta. Nunca faça auto medicação e sempre siga as orientações médicas e nutricionais.

Código:

Fonte: 3 suplementos que não podem faltar em paciente com a doença de Parkinson. por Dra. Mariana Neurologista