Pular para o conteúdo

Dicas para administrar remédios a bebês de forma segura

Uso de medicações em bebês – Dicas da Pediatra

Olá! Eu sou a Dra. Paula Bumlai, pediatra neonatologista. Hoje, vou falar um pouquinho sobre o uso de medicações em bebês, que é uma dúvida comum das mães.

Algumas perguntas que costumo receber são:

  • Como dar a medicação?
  • Como armazenar?

Vamos lá! Antes de tudo, é importante lembrar que a medicação, independentemente do tipo de frasco, não deve ser pingada diretamente no nariz ou no lenço. Sempre use uma colherzinha ou pingue as gotas diretamente na boca do bebê.

As gotas pediátricas e as medicações específicas geralmente não necessitam de diluição. Algumas medicações já vêm com a seringa própria, que não é graduada apenas em ml, mas também tem a medida pelo peso do bebê, o que facilita a dosagem. A mãe precisa estar conversando sempre com o pediatra e ter uma receita nova, para acompanhar o peso do bebê e usar a dose correta da medicação.

Os frascos geralmente têm proteção contra a abertura de crianças e a medicação vai direto na boca do bebê, sem necessidade de diluição. Para administrar, é melhor usar a seringa, que machuca menos e tem menos risco de derrubar do que a colher. Uma dica é pedir para a mãe segurar a boquinha do bebê, colocar a seringa no canto da boca para não machucar e ir ajeitando devagarzinho para que o bebê vá engolindo pequenos volumes.

Quanto ao armazenamento, algumas medicações simples precisam de um local arejado, que não tome sol nem muito calor. É possível ter uma farmacinha no quarto do bebê ou até no banheiro, mas nada muito úmido ou quente. Medicações que necessitam de diluente de mistura devem ficar na geladeira.

É importante salientar a importância de não medicar a criança com medicações não padronizadas no Brasil, que podem ser importadas e não regulamentadas. Sempre consulte o pediatra e use as medicações de forma adequada.

Obrigada e espero ter ajudado!

Fonte
Como Dar Remédio para o Bebê por Dra. Alessandra Barboza