Pular para o conteúdo

Anestesia para Endoscopia Digestiva: O que esperar?

Anestesia para Endoscopia – Informações Importantes

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre anestesia para endoscopia. Na verdade, não tem muito que falar, pois ainda hoje a endoscopia é feita sem anestesista.

Calma, que eu já vou explicar tudo sobre isso. O fato é que, como anestesista, realmente não temos muito o que dizer, pois esse exame é muito simples, rápido e praticamente indolor, apesar de ser bastante desconfortável para muitas pessoas.

Mas, justamente por ser simples, rápido e indolor, normalmente quem faz a sedação para a endoscopia não é o anestesista, e sim o próprio médico que vai fazer o exame. Por isso mesmo, como a pessoa que está cuidando não é o anestesista, ele não tem a mesma experiência e recursos que temos, e suas considerações são menos profundas.

Normalmente, eles fazem sedações mais leves com medicamentos de rotina, principalmente o midazolam e o rivotril, que dão um sono bem gostoso no paciente e, na maior parte das vezes, também causam amnésia, ou seja, o paciente não vai se lembrar de nada que foi feito com ele durante a endoscopia.

Porém, o médico que realiza o exame não pode fazer algo mais profundo com os medicamentos, pois ele está sozinho e é o único médico ali na hora do exame. Qualquer complicação que possa acontecer com considerações mais profundas pode exigir ajuda que ele não terá no momento, pois estará ocupado fazendo o exame.

Além disso, o tubo do endoscópio, que é o aparelho que ele usa para fazer o exame, está dentro da via aérea do paciente. Se precisar fazer a pessoa respirar de forma emergencial, terá mais um complicador, pois o exame que está sendo feito compete com a gente pelo manuseio da via aérea.

Por segurança, o médico endoscopista sempre preferirá sedações mais leves. Tem pacientes que vão dormir um sono de 20, vão acordar só no final e não vão se lembrar de nada. Tem pacientes que vão ser um pouco mais resistentes e vão sentir o exame, vão ver alguma coisa, vão ouvir o médico falando, mas também está tudo bem. Aqui, novamente, não é uma cirurgia, é um exame que é desconfortável, mas é bem tranquilo. Tem até pessoas que preferem fazer a endoscopia sem sedação, ficam acordadinhas durante todo o exame e, quando acaba, podem ir para casa muito mais rapidamente.

Anestesia para endoscopia é uma sedação leve, normalmente feita pelo médico endoscopista. Por isso, o risco de complicações com essa técnica é muito pequeno. O único problema que pode acontecer, como eu disse, é você não ter o sono mais profundo de todos, mas isso não costuma trazer grandes prejuízos, apenas pode fazer com que você lembre um pouco mais do seu exame.

Se ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo que eu vou responder assim que possível. Até o próximo vídeo e aquele abraço!

  • Informação adicional:

Fonte
COMO É A ANESTESIA PARA ENDOSCOPIA DIGESTIVA? por Quem tem medo de anestesia?!