Pular para o conteúdo

Dicas para evitar a ressaca: saiba como se prevenir

Como evitar a ressaca e ter uma relação saudável com o álcool

Olá amigos da internet!

Há pouco tempo nós falamos por aqui sobre como dar uma ajuda ao seu fígado na hora de metabolizar o álcool e até mesmo atenuar e evitar aquela sensação que já foi companheiro de tantos de vocês: a famosa ressaca.

O que é a ressaca?

A ressaca nada mais é do que a intoxicação pelo consumo de álcool. Os efeitos da ressaca são sentidos mais ou menos seis a oito horas após o consumo, que é o período médio em que a concentração de álcool no sangue diminui e retorna a 0. Mas há casos em que o mal estar pode durar até 24 horas depois de abusar do fígado no dia anterior.

Mitos e verdades sobre a ressaca

Ainda há quem acredite que ingerir altas doses de álcool não é problema, desde que se escolha uma bebida e não varie ao longo da noite. A pessoa passa horas tomando cerveja, por exemplo, e depois culpa a caipirinha no final da noite pela sensação ruim do dia seguinte. Isso é puro mito. Misturar tipos diferentes de bebidas alcoólicas não agrava a ressaca. A ressaca está associada ao consumo excessivo de álcool, esse é o ponto. Ela depende da quantidade de álcool que você ingeriu num determinado intervalo de tempo, e não da mistura de diferentes tipos de bebidas alcoólicas.

Uma taça de vinho, uma lata de cerveja ou uma dose de destilado (50ml, aquele copinho de plástico pequenino) contém aproximadamente a mesma quantidade de álcool puro, que é em torno de 10 a 12 gramas. O nosso organismo leva cerca de uma hora para metabolizar essas 10 a 12 gramas. Então, doses maiores dentro de uma hora significa que o álcool vai ficar circulando pelo organismo, que o fígado não consegue metabolizar tudo aquilo.

Agora você já pode avisar aquele seu amigo que hoje essa desculpa não cola mais.

Consumo moderado de álcool

Não existe uma receita milagrosa. O negócio é prestar atenção na quantidade de álcool que você está bebendo. Para ter uma ideia do que pode ser considerado um consumo moderado de álcool razoável, a Organização Mundial da Saúde estabelece que:

  • Os homens não devem ultrapassar duas doses por dia, o que corresponde a duas latinhas de cerveja, duas taças de vinho ou duas doses de bebidas destiladas a cada 24 horas.
  • Para as mulheres, o ideal é não ultrapassar a metade dessas doses diariamente, porque as mulheres têm mais dificuldade de metabolizar o álcool.
  • A pessoa deve ficar pelo menos dois dias na semana sem beber. Dois dias não é muito, né?

Em vez de ficar reclamando da ressaca e acreditando nesses mitos, que tal começar a usar esse limite de consumo para pensar como anda a sua relação com o álcool?

Fonte
Como evitar a ressaca | Coluna #81 por Drauzio Varella