Pular para o conteúdo

Como tratar vermes: sintomas e remédios eficazes

Sintomas de Vermes e Remédios Caseiros

Você vai ficar sabendo todos os sintomas de vermes e quais são os principais remédios caseiros para você acabar com eles.

Existem vários tipos de vermes que podem viver dentro de você, do seu filho, da sua sobrinha e do seu cachorro. Por isso, quando alguém precisa tomar remédio para vermes, todo mundo em casa tem que tomar, até o cachorro, gato, papagaio e periquito.

Alguns vermes vêm da água que você bebe, do rio que você toma banho ou da saladinha que não foi bem lavada. Mas eles também podem vir por você andar descalço na rua.

Alguns dos melhores remédios caseiros para vermes que você pode fazer em casa são:

  • Cozinhar 4 talos ou 10 folhas verdes de hortelã pimenta com 100 ml de leite e depois acrescentar uma colher de mel. Tomar durante uma semana em jejum.
  • O chá de erva “santa maria” ou de rábano silvestre também são boas opções de vermífugos naturais. Para fazer, basta colocar 4 colheres de chá em 800ml de água e tomar ao longo do dia.
  • Aromatizar uma garrafa de azeite colocando 3 cabeças de alho amassados com um ramo de alecrim também é legal. Você pode até usar para cozinhar ou para temperar uma salada, por exemplo.
  • Outra boa ideia é sempre comer as sementes do mamão quando for comer. E as sementes de abóbora tostadinhas dão até para colocar na salada. Fica uma delícia, além de serem um poderoso vermífugo natural.

Essas podem ser algumas alternativas bem legais para não precisar ficar tomando remédio de farmácia. Mas se você descobriu que está com vermes, o mais sensato é tomar o remédio indicado pelo seu médico.

Os remédios podem matar ou paralisar os vermes, mas só devem ser tomados com indicação médica, e apenas uma vez por ano. Existem diferentes tipos de remédios para vermes. E o médico pode pedir um exame de fezes para saber que tipo de verme você tem. Depois de descobrir isso, o médico pode receitar, por exemplo:

  • Albendazol, Mebendazol, que serve para quase todos, exceto alguns tipos de amebas e esquistossomose.
  • A Ivermectina ou Tiabendazol são bons para larvas, como estrongiloidíase.
  • O Secnidazol é mais indicado para amebas.
  • E o mais potente é o Nitazoxanida, que serve para todos os tipos de larvas, inclusive amebas e esquistossomose.

Mas será que você, seu filho ou seu sobrinho estão com vermes, mesmo? Algumas verminoses apresentam sinais evidentes como: barriga inchada, coceira no ânus ou diarreia. Outros só apresentam sintomas como anemia e cansaço, que a pessoa pode até confundir achando que é por estar trabalhando muito ou por causa de alguma outra doença.

Outros sintomas que podem indicar vermes são mudanças nas fezes, como diarreia intercaladas com prisão de ventre e pequenos pontinhos brancos nas fezes, ou perda de peso sem razão aparente. Algumas pessoas ficam até com muita fome, parece que nunca ficam saciadas, mesmo comendo o dia todo, enquanto que outras perdem completamente o apetite. Mas um outro sinal de que podem ser vermes são as fezes muito escuras e com cheiro muito forte.

Já os sintomas de vermes nos bebês e nas crianças pode ser um pouco diferente, como a falta de vontade de brincar, pele amarelada ou menor crescimento para a idade.

Esses são os principais sintomas de verminoses. A melhor forma de saber realmente se está com vermes, é fazer o exame de fezes de 3 dias que se faz assim:

  1. Encontre os potinhos que são fornecidos na farmácia ou pelo laboratório
  2. Evacue no penico ou numa folha de papel branco colocado no chão do banheiro, por exemplo
  3. Coletar um pouquinho de fezes com a pazinha que vem junto do potinho do exame e colocar dentro do frasco
  4. Repita o processo por 3 dias, usando um frasco para cada dia
  5. Escreva o seu nome completo no frasco e leve ao laboratório, ou então guarde na geladeira por 24 horas

O procedimento é bem simples e deve ser o mesmo para adultos, bebês ou crianças, sendo que, quando a pessoa tem de usar fraldas, a coleta deve ser feita logo após a evacuação.

Mas para não ter vermes nunca mais, é importante:

  • Sempre lavar as mãos antes de comer, cozinhar ou sempre depois de usar o banheiro ou trocar uma fralda, por exemplo
  • Não roer unhas, mantenha elas sempre bem curtinhas e limpas
  • Usar sempre roupas limpas e cuidar da higiene pessoal, tomando banho e trocando de roupa íntima todos os dias
  • Nunca andar descalço, e só beber água filtrada ou fervida

Mas, mesmo com todos esses cuidados, é normal a criança ficar com vermes, porque elas gostam de colocar os brinquedos na boca, sentar no chão e brincar com areia e com animais. Por isso, não se desespere se descobrir que seu filho está com vermes, e siga as dicas que nós já falamos aqui.

Fonte
Sintomas e remédios para acabar com VERMES por Tua Saúde