Pular para o conteúdo

Dieta do Ovo: Como Funciona, Cardápio e Cuidados Importantes

Nenhuma dieta restritiva baseada em calorias ou nutrientes muito limitados é uma opção saudável para alcançar ou manter o peso dentro do ideal.

Apesar do ovo ter deixado de ser o vilão da saúde, sendo comprovado que seu consumo diário não traz problemas como colesterol alto e aterosclerose quando a doença ainda não está instalada, a ingestão contínua apenas deste alimento não é uma atitude equilibrada ou com foco na manutenção da saúde.

Neste caso, a dieta do ovo é baseada em incluir de duas a quatro ovos por dia nas refeições, tornando a dieta controlada e pouco calórica, rica em proteínas, o que diminui a fome.

A grande desvantagem é a limitação do tipo de proteína ingerida. Cardápio da dieta do ovo:

Dia 1

Café da manhã: café sem açúcar mais dois ovos cozidos, mais cinco castanhas de caju.

Lanche da manhã: uma maçã.

Almoço e jantar: um filé de frango com molho de tomate, azeite e ross de couve flor com legumes.

Lanche da tarde: um bingo urt natural com shia.

Dia 2

Café da manhã: uma xícara de chá branco, mais dois ovos mexidos na manteiga.

Lanche da manhã: uma pêra.

Almoço e jantar: omelete com dois ovos e recheio de frango, tomate e orégano.

Lanche da tarde: café sem açúcar, mais 2 fatias de queijo coalho minas.

Dia 3

Café da manhã: café sem açúcar, mais o leite de dois ovos e queijo.

Lanche da manhã: 2 fatias de melancia.

Almoço e jantar: deixa o forno com legumes e azeite.

Lanche da tarde: um bingo urt natural, mais um ovo cozido.

Os ovos podem ser preparados cozidos, quando ficam menos calóricos, ou fritos, com um pouco de azeite, manteiga, óleo de coco, pois são fontes de gorduras boas para o organismo.

Regras da dieta do ovo:

Além de aumentar o consumo de ovos, a dieta também inclui um maior consumo de alimentos frescos e leve, como saladas, frutas, frango, peixes e gorduras boas, como azeite, castanhas e sementes.

E, como em toda dieta, é proibido consumir alimentos como bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos prontos, doces, frituras, comida pronta, congelada ou em pó.

Vantagens da dieta do ovo:

A dieta do ovo pode ser vantajosa num período curto de tempo, numa perspectiva de limpeza do corpo e redução da ingestão de alimentos empacotados industrializados, uma vez que o ovo é um alimento natural, é rico em gorduras boas, vitaminas A e proteína, com alto valor biológico.

Sendo assim, permite um consumo de calorias interessante quando comparados a outros tipos de dietas restritivas, permitindo a prática de exercícios leves e moderados, como caminhada, dança e musculação moderada, para ajudar na perda de peso.

Cuidados após a dieta:

Ideal é que a dieta do ovo seja acompanhada por um nutricionista que poderá indicar melhor qual a quantidade adequada de ovos para cada caso.

Além disso, após as duas semanas de dieta, é necessário manter uma alimentação equilibrada com o uso preferencial de alimentos frescos, evitando o consumo de alimentos processados, para acelerar o processo de emagrecimento e manter o peso e a saúde após a dieta.

Também é importante praticar atividade física regularmente.

Fonte
Saiba como fazer a DIETA DO OVO e Emagrecer ATÉ 10KG de FORMA TOTALMENTE NATURAL por Manual do Tratamento caseiro para Candidiase