Pular para o conteúdo

Amoxicilina: o que você precisa saber sobre esse antibiótico

Olá, seja bem-vindo ao meu vídeo. Nesse vídeo eu vou estar tratando um pouco sobre um dos antibióticos mais utilizados: a nossa amiguinho Amoxicilina. Então, nesse vídeo eu vou estar falando um pouco sobre isso, ação sobre os tipos de infecções a qual ele age também vou falar um pouco sobre a farmacodinâmica, sua posologia, sua farmacocinética, as interações medicamentosas, seus efeitos colaterais e adversos. Vem comigo, vamos lá!

Falando um pouco sobre a ação desse antibiótico, ele é um antibiótico de amplaspecto utilizado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por Germes sensíveis ao tratamento da Amoxicilina. Os tipos de infecções causadas por essa bactéria são: a laringite, no pulmão como a pneumonia, amigdalite, sinusite, infecções no trato urinário e genital, na pele e também na mucosa.

Já na sua farmacodinâmica, ela age rapidamente como uma como um agente bactericida e possui um perfil de segurança de penicilina. A Amoxicilina é suscetível a degradação da bactéria beta-lactamase. Portanto, o atividade da Amoxicilina não abrange os microrganismos que produzem essas enzimas.

Já na sua posologia, elas devem ser tomadas inteiras com água, jamais deve ser mastigada. A dose para adultos e crianças acima de 40 Kg é de três vezes ao dia nas infecções mais graves de 8 em 8 horas ou de 875 MG de 12 em 12 horas nos casos mais graves.

O seu tratamento vai persistir, no máximo, de site no mínimo de site, a 14 dias e é preciso também ser respeitado as orientações do médico, os seus horários da medicação, assim como as doses e a duração correta do tratamento para o que ele venha gerar o seu efeito no máximo possível.

Tratando-se da sua farmacocinética, a Amoxicilina é bem absolvida, ela apresenta uma boa penetração nas secreções bronquiais e elevadas no trato urinário. Já na sua distribuição, ela se difunde muito rápido nas maiorias dos tecidos e líquidos corporais com exceção do cérebro e da medula espinhal.

Já na sua inscrição, ela é de 60 a 70% excretado pela urina nas primeiras 6 horas após a administração de uma dose padrão.

Falando-se um pouco das suas interações medicamentosas, o uso concomitante da Amoxicilina pode resultar em níveis aumentados e prolongados da Amoxicilina no sangue. Sendo assim, a administração concominante do alopurinol durante o tratamento com Amoxicilina pode resultar em alergias da pele.

Agora alguns efeitos colaterais e alguns adversos que podem estar vindo através do uso da Amoxicilina são: desinteria, vômito, náuseas, diarreia, flatulência, cólicas abdominais, candidíase oral e vaginal, prurido, erupções cutâneas, coceira, urticária, edema de face, inchaço nas mãos, nos pés e nas pernas, dor nas articulações e nos músculos, cansaço, fadiga, tonturas e vertigens, dor de cabeça, alterações no paladar, halitose, diarreia, náuseas, vômitos, flatulência, cólicas abdominais e candidíase oral.

Aqui foi compartilhado um pouco do conhecimento sobre um pouco da Amoxicilina, que é um antibiótico que é muito utilizado. Espero que você tenha gostado e até o próximo vídeo! Tchau, tchau!

Fonte
Antibiótico – Amoxicilina : Ação, tratamento, posologia , farmacocinética, farmacodinâmica, etc . por Tata