Pular para o conteúdo

INOVAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Falaram que criatividade é um dom e você acreditou?

Negócio tá indo tudo bem tudo bom tá pesando tá daquele jeito como assim daquele jeito daquele mesmo jeito mesmo jeito de presente na casca aliás as empresas que as minhas vendas aumenta fazer três anos que parece que a mesma coisa nem que a gente novos eu tenho se você tem os mesmos clientes aliás quando eu chego na empresa ele tem que bloquear de novo esperem

Por sempre bom você já pensou em levar pelo momento produtos serviços ontem não vai ter jeito de atender os clientes já é capaz que eles estão precisando na equipe ele tem pedido para levar mas eu não sei como um puzzle o meu concorrente está dois passos da minha frente só que nesse que tem medo de tentar jeová e as pessoas acharem que estou copiando ele está

Difícil inovar na sua empresa falaram para você que inovação é um dom e você acreditou eu vim aqui para provar exatamente contrário que você não precisa ser aquela pessoa mais criativa do mundo que você não precisa ter nascido uma oi gente para ser inovadora bem pelo contrário inovação tem a ver com processos e vou mostrar para você como você vai criar uma

Empresa altamente inovadoras satisfazer surpreender os seus clientes aumentaram suas vendas de vejo você depois alimenta seja muito bem-vindo seja muito bem-vinda eu me chamo cláudio e sinais de que você está no canal da nova disciplina a que você tem conteúdo sobre empreendedorismo negócios gestão liderança tudo que você precisa para aumentar sua performance ea

Performance da sua equipe então aproveite se você ainda não inscrito inscreva-se no canal aqui no sininho para receber as notificações dos novos vídeos que eu estarei trazendo diariamente para você e hoje nós vamos falar sobre inovação principalmente para você empresário empreendedor que tem uma pequena ou média empresa e sabe que hoje cada dia que passa é

Necessário inovar cada vez mais mas eu quero aqui quebrar e o mito de que inovação precisa de ser uma pessoa altamente genial que criatividade é um dom não não precisa nada disso aliás thomas edson já falou sobre isso há muitos anos atrás que ele falava assim que genialidade é um por cento inspiração e noventa e nove porcento transpiração o que ele queria

Dizer ele queria dizer que inovação está relacionado com processos que você precisa seguir um passo a passo para entender exatamente o que você precisa para chegar lá aliás talvez esse seja um dos grandes problemas de muitos empreendedores muitos empresários que acreditam que criatividade fazer uma coisa nova uma coisa diferente até muitas vezes uma coisa maluca em

Seu login em seu doido tem que ser aquela ideia revolucionária totalmente diferente e talvez por isso que muitas estados acabam fechando sem antes mesmo começar a elas e no campo das ideias inclusive quarenta e três por cento das startups acabam não conseguindo permanecer por muito tempo porque boa parte delas estão relacionadas com uma paixão exagerada pela ideia ea

Ideia não atende uma necessidade real o que é isso é um grande erro do sujeito pelo qual está direcionada a sua inovação vou repetir o sujeito pelo qual a sua inovação está direcionada muitas pessoas querem inovar pensando nelas mesma olha eu fui no lugar eu amei aqui daquela ideia você tem muito resolvi trazer para empresa resolvi trazer aquela ideia para o meu

Negócio e acabam se esquecendo de um pequeno detalhe inovação é mesmo sobre ideias e a mais sobre pessoas você já se perguntou por que que a ideia do 99 táxi ou do uber ou do easy taxi não veio de um taxista porque a ideia do ifood e não veio de um dono de restaurante você já fez a pergunta por que os grandes bancos não tinham criado ainda um banco digital como

Nubank por exemplo porque a ideia totalmente inovadora não vem diretamente das empresas que já estão atendendo os clientes para pensar o taxista eu já estava todos os dias buscando passageiros ele tinha já um telefone celular na sua mão você os passageiros já tinham celulares e também já tinha um aplicativo no celular não seria muito mais fácil o taxista pensar

Pô invés de ter que passar por uma central de táxi fica toda hora ao vivo esse barulhinho do fulano tô na boa tal mas vejo isso que é um aplicativo que já chama não seria muito mais prático para ele porque isso não aconteceu porque muitas vezes estamos tão presos nos processos no procedimento e acabamos nos tornando escravos escravos do procedimento escravos do

Produto estamos a tarefa escravos do fazer é um grande erro do próprio empreendedor muitos empreendedores acabam eu vou montar uma pizzaria vou fazer pizza ele não entende que pizzaria é uma empresa que alimenta pessoas que querem comodidade rapidez e também mais sabor e inovação quando você começa a entender que você não está oferecendo um produto apenas mas

Você está atendendo uma necessidade muda o sujeito da sua inovação deixa de ser você deixa de ser a sua ideia e passa a ser quem o seu cliente eu sou a gente tem problema o problema é que ele tem para resolver precisa ser resolvido quando você entende isso você começa a ter já uma nova visão em cima disso atender uma certa nessa cidade uma necessidade real uma

Necessidade tão real que quando você atende as pessoas assim nossa como eu não tinha pensado nisso antes que legal como você atende muito bem a minha nessa cidade eu quero continuar comprando de você eu quero e aqui porque você faz aquilo que ninguém fez então para falar sobre inovação que é preciso falar sobre problemas e é por isso que eu criei um processo é

Chamado ciclo da inovação esse ciclo da educação é um processo com sete etapas e eu vou mostrar agora para você cada uma dessas etapas então aproveita que esse vídeo vai ser uma verdadeira aula sobre inovação e você aproveite e pegue caneta papel anote cada um dos passos e você pode plantar amanhã na sua empresa e eu gosto muito daquela frase que diz que a

Inovação é a criatividade emitindo nota fiscal e a exatamente isso é quando nós conseguimos gerar o resultado com aquilo que nós criamos ou seja tem muita coisa criativa diferente tem muitas camisas criativas só que ninguém usa quando você cria um design diferente que ninguém usa você até pode ter sido criativo mas não foi inovador a inovação pegar ela tem

Uma funcionalidade é quando ela realmente resolve o problema real por isso os ciclos da inovação ele começa na identificação de um problema específico com certeza sua empresa tem gargalos ela possui gargalos sejam gargalo na produção seriado na área de vendas sejam gargalo no atendimento você possui alguns problemas e se você não sabe exatamente quais problemas

Você tem uma sugestão continua ele tava reclame aqui caso outra empresa esteja e ver o que os clientes estão reclamando ou também analisar os seus concorrentes dos concorrentes maiores ela tem uma cafeteria e travis starbucks e então retornar aqui do estado antes para ver a quantidade de reclamações que tem lá que talvez pode ser que tem também na sua empresa começa

Identificar problemas reais de clientes que se queixam né de algum problema que não está sendo resolvido seja no atendimento seja alguma falha né dono layout ou em algum produto que você está oferecendo está vendendo é importante entender a proposta do teu negócio é essa proposta está relacionado também com o problema tudo empresa resolve o problema e quando a

Gente fala de resolver problemas vezes as pessoas não conseguem entender por que eu resolvo é a fome então não eu vou te explicar o porquê porque às vezes a pessoa está com fome ela tem um pacotinho de bolacha ali mas não é bolacha então aqui algo nela que é uma refeição maior então e a fome se tem restaurantes por exemplo em centro de cidade restaurante de

Bufete por exemplo eles resolvem o problema da falta de praticidade ou do tempo né o tempo não tem muito tempo de ir para o restaurante e olhar o cardápio e pedir você entra lá passa na vila do buffet e já se serve é um problema específico se você tá com pressa esse restaurante de buffet ele resolve uma com mais facilidade porque aquele outro fala card por exemplo

Então já tem restaurante de outras propostas como por exemplo de restaurantes cuja proposta é um cardápio diferente inovador você ter uma experiência única por exemplo ou tem restaurantes cuja um problema que ele resolve a nostalgia é o né saudades da infância memória afetiva então existem vários problemas diferentes a tua empresa tem uma proposta por exemplo a

Loja de roupas em loja de roupas que resolve o problema da falta de opção elas são lojas com muitas funções muita variedade então tu vai sair de lá com alguma opção porque tem muita coisa lá tem loja de roupas já não tenho muitas opções mas elas vendem mais com esse tipo específico elas são voltadas para o estilo por exemplo uma loja de roupas voltados para

Skatistas né então hora que a expectativa ela vende mais aquele estilo está voltado para aquilo uma loja plus size pois ela resolve o problema de muitas vezes a pessoa não conseguir o tamanho que ela quer ir lá ela consegue para você resolver um problema específico a tua empresa ela resolve um problema entender qual é a proposta e se você resolver todos os problemas

Que estão atreladas essa proposta é importante identificar gargalos vão ajudar você a entender e renovar e pensar de uma forma que ninguém pensou ainda bom e aí vem a segunda etapa depois que eu identifiquei que problema vou resolver ao meu problema é tempo de fila é um problema né por exemplo americanas tinha problema de tempo de fila que eles pensaram eu preciso e

As pessoas durante a fila e colocou ônibus com várias mercadorias e produtos aproveitou e vendeu mais no tempo na fila por exemplo então claro que a não mas ainda tem gente que se queixa né como o tempo vão surgir com outras opções mas aí que vem um momento de você identificar quais são os principais problemas e qual é a etapa número dois viveram pelo menos vai

Em outras empresas do teu cetoneo e começa a identificar problemas que eles tem como eu falei a trava reclame aqui veja problemas dos concorrentes vejo problema do seu negócio vai em outras cidades né eu tenho uma loja de eletrodomésticos vai em outras lojas eletrodomésticos em outras cidades em lojas eletrodomésticos aí eu fosse uma loja de materiais de construção

Na cidade de vizinha para ver aquela outra loja de material de construção quais são os problemas que eles têm que você resolve essas coisas que você tem que eles estão resolvendo vi e aí é se sentir cliente é você realmente sentir o consumidor do teu negócio quando você está ali a minha sugestão é que você pega uma caneta e papel e anote todos os gargalos

Que você observou todos os problemas que você vivenciou como cliente converse com pessoas que compram não assunto na só na sua empresa mas compram e outras empresas toalha qual é o problema que você gostaria de resolver entre grupos específicos dentro do teu setor por exemplo é eu vendo alimentos sem glúten e entra no grupo de celíacos por exemplo para ver o que

Seria consistente problema quais os problemas que tem viva isso vai em outros lugares tenta encontrar esses produtos que produtos são então o vivenciar o problema vai te trazer uma bagagem muito maior que aí nesse momento você identificou o primeiro problema quando você vivenciou você vai dedicar mais problemas e aí vem tava três quer saber formular a questão

É você assimila ter qual é o problema real – qual é o problema causador disso tudo né tem um exemplo muito grande aqui muito famoso já de uma empresa que vende equipamentos de ressonância magnética e eles percebiam que eles tinham o problema muito grande que era as crianças tinham medo elas tinham medo de do equipamento de ressonância mas não queriam fazer a

Ressonância então era uma luta dos médicos para fazer a criança se convencer nossa tem que ir lá de repente a olhava aquilo larga apareceu um monstro né e então o problema é esse quando eles começaram a vivenciar quando com as crianças eles perceberam que as crianças associavam aparelho como monstro e que o problema estava na estética o problema não era que

As crianças tinham medo não era nem o fato da doença e sempre que muitas ainda nem tinham noção de que era né uma possível doença mas o problema estava na estética o equipamento o monstro meio sem graça aí eu que eles fizeram foram para etapa número quatro que que é etapa número 4 a etapa do brainstorm e o que que é o brainstorm né principal significa a

Tempestade de ideias que poderiam chama de toro de palpite e esse troll de palpite assentar com crianças e assim onde você gosta aí eu gosto de parque de diversões aí eu gosto da disney eu gosto de desenhos animados eles começaram a pensar aí esse nós fizemos uma estética de desenho animado estão criados na e vim aqui olha eu gosto de navio pirata pessoas criarmos

Um equipamento com a cara de um navio pirata criciúma e começou a surgir ideias dando uma coisa tão simples se resolveu na pintura da pintura uma pintura tornou o equipamento faz amigável e resolver o problema que eram medo de enfrentar equipamento de ressonância magnética olha só coisas simples então surgindo dentro de tapas o papa número um é só para comer um

E deixa com problema criança tem medo ele tá com todos hoje viveu programa para as crianças para conversar bater papo foi né conhecer melhor ele tava número 3 retomou à questão por lanterna estética não está no medo com medo causado pela estética então em cima disso precisamos mudar estética e aí da espanha o que a gente tem que fazer e aí claro é a idéias

E mudar o layout e tal cara se resolveu na pintura na pintura só pintou mudou resolver o problema e aí tava número quatro é muito importante investigar nas soluções às vezes será que alguém já fez alguma coisa parecido alguém já tentou e não conseguiu porque mais importante do que alguém já tentou e conseguiu é alguém tentou e não conseguiu quais foram os

Problemas que as pessoas tiveram ao tentar fazer dessa forma que vem investigação também e tem tem a ver com será que alguém já tem essa ideia registrada já está patenteada essa ideia então é fazer uma pesquisa de campo o nariz melhor para entender quem já fez quem não fez hoje nós temos a internet que nos ajuda muito a resolver esse problema de investigação

Então aqui é ir a campo ver quem já tentou resolver quem me fez e não deu certo tem fez e deu certo e quem fez a deus é o que que deu certo o que que não deu certo e como que você pode fazer de um jeito que ninguém fez ainda e após investigar venha trabalho – 6ª etapa do teste aí você vai testado claro que um teste de um design de produto pode começar de um

Jeito e vai refinando vai melhorando claro que tem alguns testes que são mais caros outros são mais baratos com a ideia que eu dou comércio do jeito mais simples tente simplificar como no caso do equipamento de ressonância se podemos pensar não vamos fazer o formato de dinossauro criar mas antes do formato se não só pintar de no salão ver se tá certo eles fizeram

O teste pintamos fiz uma pintura de dinossauro deu mais certo nem precisa fazer um formato de dinossauro é só pintar né então aqui tá o exemplo bom então é que estar fazer testes diferentes vão ajudar você a aos poucos identificando os gargalos e refinando a inovação novembro nada ela vem com pequenos testes em todo jeito não deu certo em todo o outro não deu

Certo e aí agora qual é um grande problema que acontece muitas empresas festa não deu certo elimina toda ideia e tenta uma outra ideia e se você pensar o seguinte testei não deu certo um detalhe dessa ideia vamos apenas ajustar e eu acho que assim a questão mais importante aqui e pensar em ajustar a ideia que você já começou ao invés de tentar ou pelas ideias

Porque também o que tem de gente tentando ideias ideias ideias e nunca consegue fazer as vezes era a persistir um pouquinho mais aquela ideia refinar e melhorar daria certo mas ela prefere fazer tudo de novo então essa etapa do teste é importante para você abrir os olhos pensar de formas diferentes e e por fim aqui vem avaliação depois pensar conversar com clientes

Com as pessoas que estão oferecendo se você tem uma loja conversar com os atendentes da loja ver como foi essa nova vivência nesse novo trabalho eu tenho certeza aqui partir destas etapas né etapa não termo identificar o problema vivenciar o problema depois reformular a questão fazer uma storm investigar fazer o teste e aí avaliar todas essas etapas são ciclo quando

Você finalizou você pode voltar já para estar fazendo e começar tudo de novo por isso que eu não ciclo de inovação e esse ciclo de inovação vai fazer com que você respire melhor e a tua empresa jamais vai parar na estagnação quando ela se vai ter problemas para resolver esse é o grande detalhe né toda a empresa tem problema para resolver se você sempre trago nas

Pessoas e no problema que elas querem que você resolva esse você resolver de um jeito que ninguém resolve as pessoas vão sem é comprando de você porque você fez algo que elas necessitam que elas precisam e que ninguém ainda tinha pensado nisso antes faz pedir para você deixa o seu comentário e diga quem me deu seu feedback o que você achou desse vídeo aproveite

Se você ainda não inscrito no canal e inscreva-se no canal e ative o sininho das notificações para receber mais vídeos como esse todos os dias aí no seu celular e eu vejo você no próximo vídeo grande abraço valeu e

Transcrito do video
INOVAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS By A Nova Disciplina – Escola de Negócios