Pular para o conteúdo

Zumbido no ouvido: causas de paroxismia, deiscência e outras possíveis


Olá, este vídeo é uma continuação do vídeo que já fiz aqui sobre zumbis rítmicos que pulsam, às vezes parecendo o coração batendo no vidro, uma asa de borboleta no ouvido. Se você não viu esse vídeo, vale a pena assistir primeiro ao outro para depois assistir a este. Aqui vou deixar o link para você ir para lá caso ainda não tenha visto.
Antes de mais nada, vale lembrar que meu nome é Daniela, sou médica otorrinolaringologista formada pela USP e cuido principalmente de pessoas com problemas no ouvido.
Vamos falar então das outras causas que não foram abordadas no último vídeo. Eu falei sobre a estenose de carótida, o texto sobre o retorno venoso associado a uma alteração na jugular, zumbidos musculares pulsáteis e malformações. Mas existem outras causas.
Uma delas é a tuba auditiva patente. Esse canalzinho é a ligação do seu ouvido com o nariz e fica fundo no nariz. Ele serve para deixar a pressão atrás do tímpano igual à pressão externa, evitando que o tímpano seja sugado para dentro por conta da nossa respiração. Porém, ele pode não funcionar muito bem por diversos motivos, como sinusite, problemas musculares e perda de peso rápida. Isso pode gerar um zumbido relacionado à respiração, que pode ser um barulho de mar no ouvido, por exemplo.
Outra causa é neurológica: a hipertensão intracraniana idiopática ou benigna, que é um aumento da pressão do líquido dentro do cérebro e pode gerar um zumbido do tipo pulsátil ou rítmico.
Temos também a deficiência do canal semicircular superior, que é uma perda do osso que reveste esse canal. Isso pode gerar tontura e pode ocorrer quando há estímulos sonoros altos ou aumento da pressão na cabeça.
Por fim, temos a paroxismia das artérias vasculares, que é uma condição em que os vasinhos que ficam próximos ao nervo que leva informações do labirinto para o cérebro ficam mais apertados e podem gerar um zumbido com perda de audição.
Essas são apenas algumas das causas de zumbido no ouvido. Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas. Se você tiver algum sintoma relacionado a zumbido, procure um especialista para avaliação e tratamento.
Fonte: Zumbido pulsando no ouvido: paroxismia, deiscência de canal semicircular superior e outras causas. por Dra Daniela Janolli • Tontura & Zumbido